Os desembargadores do TJMG Gilson Soares Lemes, Kildare Gonçalves Carvalho, Otávio de Abreu Portes, Jaime Silvestre Corrêa Camargo e Pedro Aleixo Neto estão entre os agraciados com a Medalha do Mérito Jurídico Presidente Pedro Aleixo na edição deste ano de 2018. A Medalha foi entregue na manhã deste sábado na cidade de Mariana (MG). Além dos cinco desembargadores mineiros, estavam entre os agraciados mais sete ministros: Arnaldo Esteves Lima, Nilson Vital Naves, Hamilton Carvalhido, Antonio Cezar Peluso, José Paulo Sepúlveda Pertence, Napoleão Nunes Maia Filho e Assusete Dumont Reis Magalhães.




noticia2--Medalha-Pedro-Aleixo.jpg



A condecoração da Medalha, instituída pela minicipal Lei 3.170, tem o propósito de divulgar os valores éticos, morais e cívicos do Presidente Pedro Aleixo, personalidade marianense, jurista de grande expressão, além de honrado homem público e defensor da democracia, e também reconhecer as pesssoas que trabalham pelo país.

Pedro Aleixo

Nascido em Bandeirantes, distrito de Mariana. Foi advogado, professor, jurista e jornalista. Foi eleito para o cargo de conselheiro municipal de Belo Horizonte (1927-1930). Na política, elegeu-se deputado estadual de 1947 até julho de 1950. Eleito novamente deputado federal em 1958 e 1962, pela UDN, destacou-se por fazer acirrada oposição aos governos de Juscelino Kubitschek e João Goulart. Em 1966 exerceu o cargo de ministro da Educação e Cultura no governo Castelo Branco. Foi eleito vice-presidente da república na chapa do marechal Artur da Costa e Silva, pela Aliança Renovadora Nacional, em 3 de outubro de 1966. Pedro Aleixo faleceu no dia 3 de março de 1975.


Foto: Pedro Ferreira/Prefeitura de Mariana