Desembargadores e desembargadoras do Tribunal de Justiça de Minas Gerais foram agraciados com a Medalha Santos Dumont em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 20/7, no Museu de Cabangu, em Santos Dumont (MG).
A medalha é normalmente entregue pelo Governo de Minas Gerais no dia 23 de outubro, data em que ocorreu o voo do 14 Bis, em 1906. Entretanto, este ano a honraria foi entregue na data em que se comemora o 150º aniversário de nascimento de Alberto Santos Dumont.
Entre os magistrados mineiros, fizeram parte da lista de agraciados as desembargadoras Evangelina Castilho Duarte e Maria Cristina Cunha Carvalhais, e os desembargadores Octavio Augusto De Nigris Boccalini (presidente do TRE-MG e diretor de Patrimônio da Amagis), Bruno Terra Dias (ex-presidente da Amagis), Cássio de Sousa Salomé (ouvidor do TJMG), Carlos Henrique Perpétuo Braga, Dirceu Walace Baroni, Fernando de Vasconcelos Lins, Habib Felippe Jabour, José Luiz de Moura Faleiros, Wilson Almeida Benevides, Luís Carlos Balbino Gambogi, Márcio Idalmo Santos Miranda, José Américo Martins da Costa, Rogério Medeiros Garcia de Lima e Sérgio André da Fonseca Xavier.
O desembargador Octavio Boccalini afirmou que receber a homenagem foi uma grande alegria. “Importante lembrarmos do legado do grande Santos Dumont, que com suas inovações e espírito visionário, alçou voos audaciosos e impulsionou o progresso. Sua genialidade e coragem são fontes de inspiração para que continuemos avançando e aperfeiçoando a representatividade democrática em nossa sociedade”, afirmou o presidente.
O desembargador Fernando Vasconcelos Lins, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), representou o presidente da Corte mineira, desembargador José Arthur Filho, na solenidade. “Para mim, é uma grande honra receber essa condecoração no sesquicentenário de nascimento de Santos Dumont, o Pai da Aviação, que, com sua capacidade criativa, possibilitou um enorme avanço para a humanidade. Particularmente, me sinto ainda mais honrado com tamanha distinção, porque meu pai, Tércio Pinheiro Lins, foi juiz na Comarca de Santos Dumont por vários anos, na década de 70, onde deixamos muitos amigos e guardamos ótimas lembranças”, disse o desembargador.
Ao todo, receberam a condecoração 125 personalidades de distintos setores com atuação de destaque para o desenvolvimento de Minas Gerais. Na relação de agraciados estavam o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Luiz Tadeu Martins Leite; a ministra do Superior Tribunal de Justiça Assusete Dumont Reis Magalhães; a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargadora Mônica Sifuentes; e o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador José Amilcar de Queiroz Machado.
Selo e carimbo comemorativos
Além da entrega da honraria, a solenidade marcou o lançamento, pelos Correios, de um selo comemorativo e de um carimbo em homenagem aos 150 anos do nascimento do aviador. O selo foi criado pelo artista Cordeiro de Sá e celebra a vida do Pai da Aviação em uma representação que retrata a infância do inventor na Fazenda Cabangu, além de um voo no 14-Bis.
*Com informações TJMG e TRE-MG