O desembargador Marcos Lincoln dos Santos e a desembargadora Maria Lúcia Cabral Caruso foram designados para exercerem os cargos de Superintendente Administrativo Adjunto de Governança e Superintendente Administrativa Adjunta de Gestão Estratégica, respectivamente. As designações foram publicadas no Diário do Judiciário Eletrônico do TJMG de hoje, 14 de setembro. Os cargos foram instituídos por meio da Portaria da Presidência nº 6.289, de 6 de setembro de 2023.

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos cumprimenta os magistrados pelas nomeações e deseja uma gestão exitosa à frente das superintendências. “Vejo com muita satisfação a chegada dos nossos colegas Marcos Lincoln dos Santos e Maria Lúcia Cabral Caruso aos cargos de superintendentes. Ambos possuem larga experiência e conhecimento. Tenho certeza de que trarão grandes contribuições para as áreas de governança e gestão estratégica do Tribunal”, disse.

A Superintendência Administrativa Adjunta de Governança tem como objetivos facilitar a interlocução da Presidência do TJMG com os outros Poderes e órgãos do Estado de Minas Gerais, com o Conselho Nacional de Justiça - CNJ e com os magistrados e os servidores integrantes dos quadros do TJMG; realizar o acompanhamento jurisdicional dos feitos e dos procedimentos administrativos de interesse da Presidência do TJMG, orientando e emitindo pareceres sobre assuntos de natureza institucional; exercer a Vice-Presidência do Conselho de Supervisão e Gestão dos Juizados Especiais; superintender os serviços das áreas responsáveis pela Gestão de Pessoas e Recursos Humanos de desembargadores do TJMG; facilitar e acompanhar as ações desenvolvidas em seu âmbito de atuação, em compatibilidade com a missão, a visão e os valores do TJMG; e executar outras atividades inerentes à sua superintendência, mediante designação ou delegação formal do Presidente do TJMG.

Já a Superintendência Administrativa Adjunta de Gestão Estratégica tem como objetivos realizar as diretrizes afetas aos assuntos de natureza técnica e administrativa que lhe forem apresentados pelo Presidente do TJMG; promover a coordenação e execução das atividades integrantes de sua área de atuação, compatibilizando-as com as diretrizes gerais traçadas pelo Presidente do TJMG, visando o aprimoramento da gestão administrativa no âmbito do TJMG; realizar o monitoramento dos atos de gestão administrativa voltados à utilização racional de recursos físicos e financeiros necessários à prestação jurisdicional eficaz e eficiente; superintender as áreas responsáveis pela Terceirização, Licitação e Contratos; facilitar e acompanhar as ações desenvolvidas em seu âmbito de atuação para a realização da missão, da visão e dos valores do TJMG; e executar outras atividades inerentes à sua superintendência, mediante designação ou delegação formal do Presidente do TJMG.

Marcos Lincoln dos Santos nasceu na cidade de Elói Mendes, Sul de Minas Gerais. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha/MG (1980), Marcos Lincoln dos Santos ingressou na magistratura em 1989, quando assumiu a Comarca de Patrocínio. No interior de Minas atuou nas comarcas de Varginha, Três Corações, Pouso Alegre, Ouro Fino, Ituiutaba e Poços de Caldas. Na capital atuou na 10ª Vara de Família, 12ª Vara Cível, além ser presidente da 4ª Turma do Juizado Especial da Comarca de Belo Horizonte e juiz eleitoral da 30ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte. É desembargador do TJMG desde 2007, sendo membro do Órgão Especial (2013/2015); presidente da 11ª Câmara Cível (2014/2016) e ex-presidente do TRE-MG (2021/2022).

Maria Lúcia Cabral Caruso é natural de Cataguases, Zona da Mata mineira, se formou em Direito em 1989 pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), além de possuir pós-graduada em Direito Civil e Direito Processual Civil (Universidade Estácio de Sá) e em Design de sistemas aplicado à resolução de conflitos e gestão processual (UFMG).

Em 1993, ingressou na magistratura mineira, onde atuou nas comarcas de Palma, Leopoldina, Nova Era, Muriaé, Juiz de Fora e Belo Horizonte. Entre 2003 e 2005, ocupou o cargo de juíza auxiliar da Corregedoria do TJMG. Juíza Auxiliar da Presidência e juíza Coordenadora Executiva da Coordenadoria da Infância e Juventude; atuou como Membro da Comissão Estadual Judicial de Adoção (CEJA), além de juíza convocada junto à 16ª Câmara Cível Especializada, entre setembro/2021 e janeiro/2023. É desembargadora do TJMG desde março de 2023.