Os desembargadores Maurício Torres Soares e Octavio Augusto De Nigris Boccalini, presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, respectivamente, foram homenageados com o título de cidadania honorária de Belo Horizonte na noite desta quarta-feira, 7/12.
O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, esteve presente e destacou, antes da solenidade, que a homenagem concedida hoje pela Câmara Municipal de Belo Horizonte é um reconhecimento à atuação da Justiça Eleitoral, mas também a dois homens que se dedicam de corpo e alma à Magistratura e ao serviço público.
O desembargador Maurício Torres Soares iniciou seu discurso de agradecimento, realizado também em nome do desembargador Octavio Boccalini, falando da alegria de passar a integrar o seleto quadro de cidadãos honorários de Belo Horizonte. E destacou o fato de os títulos de cidadania honorária serem frutos de trabalho desenvolvido no Judiciário na capital, por ambos, desde o início dos anos 2000. Maurício Soares ressaltou ainda a atuação da Justiça Eleitoral na condução nas eleições deste ano.
“É com modéstia, entrelaçada a júbilo e emoção, que recebemos a nova e honrada cidadania que nos concedeu o Poder Legislativo de Belo Horizonte, mantendo a admiração e o enorme afeto que nutrimos por esta cidade”, afirmou o desembargador Maurício Soares.
Reconhecimento
O desembargador José Afrânio Vilela subiu à tribuna para saudar os dois colegas homenageados e sublinhou que o Poder Legislativo homenageia dois grandes homens públicos, cuja atuação nas últimas eleições foi destacadamente importante para a consecução dos caminhos da democracia e da representatividade.
“Ao outorgar aos Presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Torres, e ao futuro presidente, desembargador Octavio Boccalini, a titulação máxima de cidadania honorária, nesta sessão solene neste reduto da legalidade municipal, esta Câmara de Belo Horizonte, aperfeiçoa-se um ato legítimo, qual seja, que não apenas cumpre com o formalismo da lei, mas efetivamente cumpre com o preceito da boa escolha daqueles que integrarão o rol de cidadãos belorizontinos”, disse o desembargador Afrânio Vilela.
Leia aqui o discurso do desembargador José Afrânio Vilela.
O desembargador Bruno Terra Dias, ex-presidente da Amagis, também discursou em saudação aos homenageados, fez uma análise de como as forças antagônicas atuam nos campos político e social e destacou a importância, diante desse cenário, da Justiça Eleitoral. “Uma justiça especializada, integrada por juízes especializados, capitaneada em cada estado por dois desembargadores estaduais, um presidente e outro vice-presidente e corregedor regional eleitoral que, em Minas Gerais produzem efeito superior ao dos textos das leis, pois lhes dão vida e engrandecem na consciência de nosso povo. A justa medida, o que se espera da pessoa digna, é qualidade que nos doutores Maurício Torres Soares e Octavio Augusto De Nigris Boccalini se enxerga sem custo”, afirmou Bruno Terra.
Leia aqui o discurso do desembargador Bruno Terra Dias.
O vereador Rubão, autor das indicações dos homenageados, fez a leitura dos currículos dos dois desembargadores e destacou a atuação de ambos para a manutenção do estado democrático de direito. “E que contribuem de forma atuante para o progresso de Belo Horizonte e todo o Estado de Minas Gerais, sendo, portanto, merecedores da honraria como forma de reconhecimento pelos excelentes serviços prestados”, afirmou o parlamentar.
Assista abaixo à solenidade:
Presenças
Estiveram presentes também desembargador Júlio César Lorens representando o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior; as desembargadoras Maria Luísa de Marilac, Âmalin Aziz Santana e Paula Cunha e Silva, os desembargadores Agostinho Gomes de Azevedo, Rui de Almeida Magalhães, José Luiz de Moura Faleiros, Franklin Higino Caldeira Filho e Joemilson Donizetti e a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte e deputada federal eleita, Nely Aquino, além de diversos outros magistrados, familiares e amigos dos dois homenageados.
Maurício Soares
O desembargador Maurício Torres Soares é natural de Caratinga (MG). Formou-se em Direito pela PUC Minas, em 1986. Foi assessor de juiz no Tribunal de Alçada de Minas Gerais, entre 1989 e 1992. Foi procurador do município de Belo Horizonte, de janeiro a julho de 1993, e entrou para a magistratura no mesmo ano. Como magistrado, atuou nas comarcas de Januária, Nova Serrana, Itambacuri, Abre Campo, Viçosa, Contagem e Belo Horizonte. Tomou posse como desembargador do TJMG em setembro de 2015. Exerceu, de 2021 a 2022, o cargo de vice-presidente do TRE-MG e Corregedor Regional Eleitoral. Foi vice-presidente de Saúde e presidente da Amagis.
Octavio Boccalini
O desembargador Octavio Augusto de Nigris Boccalini é graduado em Direito pela Universidade Católica de Direito de Santos/SP – Unisantos, em 1984. Mestrando em Processo Civil pela PUC Minas. Foi juiz nas Comarcas de Silvianópolis, São Gonçalo do Sapucaí, Pouso Alegre, João Pinheiro, Espinosa, Monte Azul, Itajubá e Belo Horizonte. Compõe também o Conselho da Magistratura do TJMG (biênio 2020/2022). É diretor de Patrimônio da Amagis. Integra a Magistratura mineira há 30 anos, dos quais 12 anos também dedicados à Justiça Eleitoral.
Fotos: Cláudio Rabelo/CMBH