Um dos mais respeitados Tribunais Regionais Eleitorais do País, o TRE-MG terá nova direção a partir do próximo mês de junho. Os desembargadores Maurício Torres Soares e Octavio Augusto De Nigris Boccalini foram eleitos presidente e vice-presidente/corregedor eleitoral do TRE, respectivamente, nesta terça-feira (5/4), e serão os responsáveis pelas eleições gerais deste ano. Eles tomam posse no dia 15 de junho.
A escolha se deu por unanimidade entre os integrantes da Corte Eleitoral, durante votação na sede do Tribunal. Maurício Soares irá substituir o atual presidente, desembargador Marcos Lincoln. Octávio Boccalini entrará no lugar de Maurício Soares, que é o atual vice.
Maurício Soares, Luiz Carlos Rezende e Octavio Boccalini
Assista abaixo a entrevistas com os eleitos e com o presidente da Amagis.
Após a eleição, presidente eleito, Maurício Soares, agradeceu a confiança dos colegas da Corte Eleitoral. Ele adiantou os principais desafios de sua gestão, como coordenador das próximas eleições. “Temos três grandes desafios. O primeiro é enfrentamento das fake news. O segundo é a defesa da confiabilidade das urnas eletrônicas e o terceiro serão as restrições que a pandemia ainda impõe diante de situações de aglomeração”, apontou o futuro presidente, anotando que a campanha eleitoral será uma das mais acirradas da história do País.
O vice-presidente e corregedor eleitoral eleito, desembargador Octavio Boccalini, fez questão de registrar agradecimentos ao seu pai, Octavio Boccalini, à sua mãe, Jaci, e a seus irmãos. Aos sogros Emanuel e Helen Lanfredi. Aos desembargadores Nelson Missias, Maurício Torres e demais colegas do TJMG. “Um agradecimento e dedicação à minha esposa Helen, que está comigo durante toda essa caminhada, em momentos difíceis e de alegria, e aos meus filhos Guto e Marco Túlio. Minha gratidão a todos”, completou Boccalini.
O presidente do TRE-MG, desembargador Marcos Lincoln parabenizou e cumprimentou a nova Direção eleita desejando votos de êxito e sucesso e que tenha uma condução profícua durante o processo eleitoral e os desafios que se apresentam.
Amagis
O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, juiz titular da Corte Eleitoral, destacou que os desembargadores eleitos são verdadeiros espelhos para a Magistratura mineira. “Juízes que estiveram nos rincões do nosso Estado, conhecendo bem o povo mineiro. Desejo a ambos que as ideias de democracia, liberdade e, sobretudo, de respeito à vontade popular estejam plantadas e florescendo no coração de vocês. Na condição de presidente da Amagis, festejo ainda mais esta escolha do desembargador Octávio Boccalini, diretor de Patrimônio da Amagis, e ao desembargador Maurício, ex-presidente da Associação e verdadeira locomotiva que nos impulsiona nas grandes lidas e discussões a respeito da Magistratura brasileira”, parabenizou.
Todos os demais membros da Corte Eleitoral parabenizaram os dirigentes eleitos, fazendo votos de êxito e sucesso na condução dos trabalhos e das eleições gerais de 2022.
Maurício Soares
O desembargador Maurício Torres Soares é natural de Caratinga (MG). Formou-se em Direito, pela PUC Minas, em 1986. Foi assessor de juiz no Tribunal de Alçada de Minas Gerais, entre 1989 e 1992. Foi procurador do município de Belo Horizonte, de janeiro a julho de 1993, e entrou para a magistratura no mesmo ano. Como magistrado, atuou nas comarcas de Januária, Nova Serrana, Itambacuri, Abre Campo, Viçosa, Contagem e Belo Horizonte. Tomou posse como desembargador do TJMG em setembro de 2015. Exerceu de 2021 a 2022 o cargo de vice-presidente do TRE-MG e Corregedor Regional Eleitoral. Foi vice-presidente de Saúde e presidente da Amagis.
Octavio Boccalini
O desembargador Octavio Augusto de Nigris Boccalini é graduado em Direito pela Universidade Católica de Direito de Santos/SP – Unisantos, em 1984. Mestrando em Processo Civil pela PUC Minas. Foi juiz nas Comarcas de Silvianópolis, São Gonçalo do Sapucaí, Pouso Alegre, João Pinheiro, Espinosa, Monte Azul, Itajubá e Belo Horizonte. Compõe também o Conselho da Magistratura do TJMG (biênio 2020/2022). Atualmente, é superintendente de Gestão Predial do TJMG e diretor de Patrimônio da Amagis. Integra a Magistratura mineira há 30 anos, dos quais 12 anos também dedicados à Justiça Eleitoral.
Veja aqui mais fotos no Flickr da Amagis