O desembargador Ramom Tácio de Oliveira tomou posse nesta sexta-feira, 14/6, na Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), em solenidade realizada no auditório do Pleno do TJMG, em Belo Horizonte. 

Como vice-presidente e corregedor-eleitoral, foi empossado o desembargador Júlio César Lorens. Os desembargadores, eleitos em sessão na Corte Eleitoral no último dia 15 de abril, conduzirão a Justiça eleitoral mineira, que tem o segundo maior colégio eleitoral do País, até junho de 2025, ficando à frente das eleições municipais deste ano.

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, acompanhado de membros da Diretoria, participou da cerimônia e parabenizou os empossados desejando sucesso na nova missão. De acordo com Luiz Carlos, a posse dos magistrados à frente Tribunal Eleitoral é um reconhecimento às suas carreiras exemplares e ao compromisso contínuo de cada um com o fortalecimento do sistema eleitoral e a promoção da democracia.

“Os desafios que se apresentam são imensos, especialmente diante das eleições municipais deste ano. Temos plena confiança na capacidade e experiência dos desembargadores Ramom Tácio e Júlio César Lorens para conduzirem esse processo com a competência, transparência e justiça que a sociedade mineira e brasileira esperam. A experiência de Vossas Excelências e a trajetória íntegra e dedicada de cada um garantem que a Justiça eleitoral mineira está em mãos firmes, competentes e preparadas”, afirmou o juiz Luiz Carlos Rezende, que já integrou a Corte Eleitoral mineira.

A vice-presidente Administrativa da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto, representou na solenidade a Associação dos Magistrados Brasileiros, da qual também é vice-presidente. Ela parabenizou os magistrados empossados desejando sucesso na jornada. “Tenho certeza que a liderança de ambos contribuirá significativamente para o fortalecimento da nossa democracia”, disse. 

Gratidão

Ao passar a Presidência ao desembargador Ramom Tácio, o desembargador Octavio Boccalini ressaltou que seu sucessor “é um magistrado honrado, que ama a verdade e o bem e está à altura do cargo e do desafio de produzir para todos a verdade da vontade política”, se referindo à importância da transparência e da lisura, características da Justiça eleitoral mineira, para a manutenção da democracia. 

Foto: João Guilherme / TRE-MG

De acordo com ele, o sentimento no fim do mandato como presidente do TRE-MG é de gratidão. “Saio feliz por deixar inscrito meus atos mais honestos e éticos e por contar com pessoas ao meu redor com mentes honestas e igualmente éticas”, concluiu.


O desembargador Boccalini foi homenageado pela diretoria da Amagis com a entrega de uma placa em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na Justiça eleitoral.

A placa foi entregue pelo presidente Luiz Carlos Rezende e Santos e contém os seguintes dizeres:
“A Magistratura mineira reconhece a notável gestão de Vossa Excelência à frente do TRE-MG. Durante o período em que esteve na Presidência (2023/2024) e na Vice-Presidência e Corregedoria (2022/2023), Vossa Excelência deixou legado inestimável de liderança e dedicação ao interesse público”.

Empossado, o desembargador Ramom Tácio falou da confiança no caminho à frente do TRE-MG, ao lado do desembargador Júlio César Lorens, e da importância de uma linguagem que seja mais próxima do cidadão. 

“A linguagem mais simples e acessível proporciona mais legitimidade ao Poder e mais sintonia com o povo”, afirmou. Ramom Tácio falou também da necessidade da vigilância constante diante de notícias falsas e mentiras disseminadas, sobretudo em ano eleitoral. De acordo com o presidente empossado, as chamadas fake news ameaçam a confiança da população nas instituições democráticas.

Durante a solenidade, o desembargador Ramom Tácio apresentou canções de sua autoria e outras como Wish You Were Here, do Pink Floyd e What a Wonderful World, de Louis Armstrong.


Compuseram a mesa de honra, além do presidente empossado, do vice e do desembargador Octavio Boccalini, as seguintes autoridades: o juiz Júlio Ferreira de Andrade, auxiliar da Presidência do TSE representando a presidente do Tribunal, ministra Cármen Lúcia; ministra substituta do TSE Edilene Lobo; presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho; promotor de Justiça Emmanuel Levenhagen Pelegrini, representando o Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; a defensora-pública-geral Raquel Costa Dias; o presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Leite; secretário da Casa Civil do Estado de Minas Gerais, Marcelo Aro, representando o governador Romeu Zema; o presidente do TCE-MG, conselheiro Gilberto Diniz; presidente da OAB-MG Sérgio Leonardo; presidente do TRT3, desembargadora Denise Alves Horta; a presidente do TRF6, desembargadora Mônica Sifuentes; presidente da Câmara dos Vereadores, vereador Gabriel Azevedo.

A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal do TRE no Youtube. Assista aqui.

Perfil

Novos dirigentes

Natural de Felixlândia/MG, Ramom Tácio graduou-se em Direito pelo Centro Universitário de Sete Lagoas/MG – UNIFEMM, no ano de 1985, sendo ainda mestre e doutor em Direito Público. Magistrado de carreira, iniciou as suas atividades como juiz de Direito no ano de 1990, atuando nas comarcas de Campo Belo, Candeias, Frutal, Itaúna e Belo Horizonte. Foi promovido a desembargador do TJMG em fevereiro de 2017. O magistrado foi o diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG no período de junho de 2016 a junho de 2017. De junho de 2021 a junho de 2023, foi integrante substituto da Corte Eleitoral mineira, na classe de desembargador. E desde junho de 2023 ocupa o cargo de vice-presidente e corregedor do Tribunal.

Júlio César Lorens é desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) desde 2010. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, ingressou na magistratura mineira em 1989. Atuou nas comarcas de Ferros, Araçuaí, Ubá, Nova Lima e Belo Horizonte. Foi juiz da 332ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte. Também exerceu a docência em instituições de ensino superior.Na Corte Eleitoral mineira, é membro substituto na classe de desembargador desde agosto de 2022.