O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais elegeu, nesta segunda-feira (15), o desembargador Ramom Tácio de Oliveira (à esquerda na foto) como novo presidente do Tribunal, sucedendo o desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, cujo biênio na instituição se encerra em junho. Na mesma sessão, o desembargador Júlio César Lorens foi eleito novo vice-presidente e corregedor eleitoral. 

A eleição ocorreu por urna eletrônica e a posse de ambos ocorrerá em junho, em data a ser definida. O novo presidente ficará à frente do Tribunal até junho de 2025. 

Em nome da Amagis, o presidente da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, parabeniza os dirigentes eleitos, magistrados com carreiras exemplares, e que saberão conduzir com excelência as atividades desta instituição tão relevante para a democracia e a justiça eleitoral em Minas Gerais. “Desejo sucesso aos desembargadores Ramom Tácio de Oliveira e Júlio César Lorens em suas gestões, pautadas pela ética, imparcialidade e compromisso com a sociedade”, disse Luiz Carlos.

O atual presidente, desembargador Octavio Boccalini, parabenizou e desejou sucesso aos eleitos, afirmando ter certeza de que o desembargador Ramom Tácio continuará escrevendo a sua bela trajetória na magistratura, conduzindo, agora, o Tribunal responsável pelo segundo maior colégio eleitoral do Brasil. 

Os eleitos foram também saudados pelos demais integrantes da Corte e pelo procurador regional eleitoral, José Jairo Gomes. 

O desembargador Ramom Tácio agradeceu a eleição e todas as manifestações de apoio dos demais integrantes da Corte Eleitoral, resumindo em uma só palavra tudo o que sentia nesse momento: felicidade. Afirmou que presidir o Tribunal é uma missão muito honrosa, muito complexa, com desafios, mas é um trabalho de construção de equipe, com colaboração da Corte Eleitoral, juízes, Ministério Público, advogados, e servidores. Disse, mais, que seremos um conjunto que seguramente vai enfrentar as próximas eleições. 

O vice-presidente eleito, Júlio César Lorens, também agradeceu a cada um dos integrantes da Corte pela votação e confiança, afirmando o seu compromisso com a democracia e com a Justiça Eleitoral, “sempre pronto para enfrentar os desafios que virão e que nos fazem crescer”. 

O Tribunal Eleitoral mineiro é composto por sete membros titulares (dois desembargadores e dois juízes de direito oriundos do TJMG, um desembargador federal indicado pelo TRF-6ª região e dois juristas, nomeados pelo presidente da república) e igual número de substitutos nas respectivas classes. Cada integrante tem o mandato de dois anos, podendo ser reconduzido por igual período. 

O Tribunal elege, mediante votação secreta, seu presidente e seu vice-presidente dentre os desembargadores indicados pelo Tribunal de Justiça. 

Perfis  

Natural de Felixlândia/MG, Ramom Tácio graduou-se em Direito pelo Centro Universitário de Sete Lagoas/MG – UNIFEMM, no ano de 1985, sendo ainda mestre e doutor em Direito Público. Magistrado de carreira, iniciou as suas atividades como juiz de Direito no ano de 1990, atuando nas comarcas de Campo Belo, Candeias, Frutal, Itaúna e Belo Horizonte. Foi promovido a desembargador do TJMG em fevereiro de 2017. 

O magistrado foi o diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG no período de junho de 2016 a junho de 2017. De junho de 2021 a junho de 2023, foi integrante substituto da Corte Eleitoral mineira, na classe de desembargador. E desde junho de 2023 ocupa o cargo de vice-presidente e corregedor do Tribunal. 

Júlio César Lorens é desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) desde 2010. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, ingressou na magistratura mineira em 1989. Atuou nas comarcas de Ferros, Araçuaí, Ubá, Nova Lima e Belo Horizonte. Foi juiz da 332ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte. Também exerceu a docência em instituições de ensino superior. 

Na Corte Eleitoral mineira, é membro substituto na classe de desembargador desde agosto de 2022.



*Com fotos e informações TRE/MG