Esta semana, dois desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) tiveram suas atuações destacadas por condecorações em diferentes municípios. O desembargador Leite Praça recebeu a Medalha de Mariana, na última sexta-feira (10/7) e o desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, superintendente de Gestão Predial do TJMG, Moção de Congratulação concedida hoje pela Câmara Municipal de Itajubá.
O desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, superintendente de Gestão Predial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) recebeu a honraria pela eleição para o cargo de Juiz Membro Substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, classe Desembargador.
A iniciativa foi do vereador Cleber David e se justifica, especialmente, por sua passagem de cinco anos pela cidade (1997-2002), onde foi juiz titular da Vara Criminal, juiz de Execuções Penais, juiz da Vara da Infância e Juventude, corregedor do presídio e diretor do Foro. “Octavio Boccalini deixou sua marca, não somente como um grande profissional, mas especialmente como grande ser humano”, escreveu o vereador, apoiado pelos colegas da Casa Legislativa municipal.
“Sou muito grato ao vereador Cleber David e a seus pares, bem como ao presidente da Câmara Municipal, Sebastião Silvestre da Costa. Passei anos felizes da minha vida na agradável Itajubá, onde nasceu meu filho mais velho. Tenho gratas lembranças e fundados motivos para guardar muitas saudades da cidade”, afirmou o desembargador, ao receber a homenagem.
Medalha
O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) André Leite Praça foi agraciado com a Medalha de Mariana, honraria que reconhece a importância daqueles que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.
Tradicionalmente, a homenagem acontece no dia 16 de julho, quando a capital de Minas é transferida para a cidade. Em razão da pandemia de covid-19, este ano a solenidade não aconteceu de forma presencial para evitar aglomerações. O desembargador Leite Praça recebeu a medalha em seu gabinete na sede do TJMG das mãos do prefeito de Mariana, Duarte Eustáquio Gonçalves Júnior.
Além da medalha, os agraciados receberam um certificado e uma peça de arte esculpida em madeira, que representa a torre sineira da Casa da Câmara de Mariana. A medalha foi instituída em 19 de outubro de 1979, a partir da sanção da Lei 7.561, pelo governador Francelino Pereira, que instaurou o dia 16 de julho como o Dia de Minas Gerais, já que Mariana foi o primeiro núcleo urbano organizado do estado.
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG