Os desembargadores do TJMG Jayme Silvestre Corrêa Camargo e José Marcos Rodrigues Vieira foram homenageados pela Câmara Municipal de Ouro Preto com o Título de Cidadão Honorário da cidade. A solenidade foi realizada no dia 10 de junho, no Teatro Municipal da Casa da Ópera. As indicações foram dos vereadores Matheus Pacheco, para o desembargador Jayme Silvestre, e Vander Leitoa, para o desembargador José Marcos. A juíza Ana Paula Lobo Pereira de Freitas, diretora de foro de Ouro Preto, representou o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, na cerimônia.

Desembargador Jayme Silvestre e o vereador Matheus Pacheco (Foto: Câmara Municipal de Ouro Preto)

“Fui surpreendido com a outorga do Título e o recebi com muito honra e gratidão”, afirmou o desembargador Jayme Silvestre falando de sua ligação de afeto com a cidade de Ouro Preto. Durante os anos em que frequenta a cidade, sempre que possível, o magistrado colabora “de forma modesta”, como ele explica, no que for necessário para sua preservação.

Desembargador José Marcos Vieira, verador Vander Leitoa e o secretário municiapl de Ouro Preto,
Zaqueu Astoni, da chefia de Gabinete (Foto: Câmara Municipal de Ouro Preto)

 

Para o desembargador José Marcos Vieira, receber o Título foi também uma grande honra e orgulho. “É um Título muito importante para mim pelo que Ouro Preto representa de história e patrimônio cultural da humanidade. Pretendo lutar sempre, na medida do possível, para a preservação do patrimônio”, afirmou o magistrado, que também tem uma identificação antiga com a cidade. “Cheguei a Ouro Preto com cinco anos de idade, de trem, e, à época, lembro que fiquei impressionado com o porte das construções da cidade. Daí em diante, passei a visitar Ouro Preto com frequência, o que faço até hoje”. José Marcos Vieira passa na cidade seus fins de semana, acompanhado da família.

Foto: Câmara Municipal de Ouro Preto

Entre as autoridades presentes do evento estavam o presidente do TRE-MG, desembargador Marcos Lincoln; os desembargadores Flávio Leite, que representou o presidente do TJMG desembargador Gilson Soares; Yeda Athias, vice-corregedora-Geral de Justiça eleita do TJMG; Pedro Bernardes; e Afrânio Vilela.

Durante a cerimônia, a Câmara Municipal também concedeu a entrega do Título de Honra ao Mérito, dedicado a pessoas e instituições que obtiveram reconhecimento público por realizar algum trabalho de destaque na cidade; e o título de Moção de Aplauso, um instrumento de reconhecimento e estímulo a pessoas ou instituições que realizam trabalhos relevante na cidade.

Outras nove personalidades também receberam o Título, que é concedido a pessoas naturais de outras cidades e que prestaram e prestam serviços de relevância para Ouro Preto. A vice-prefeita de Ouro Preto, Regina Braga, representou o poder executivo na cerimônia. Ela parabenizou os homenageados e agradeceu o trabalho realizado por eles.