O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, o presidente do TRE-MG, desembargador Paulo Cézar Dias, e o vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE, desembargador Geraldo Domingos Coelho, foram homenageados nesta quinta-feira, 13, pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, com o título de Cidadão Honorário.
A solenidade de entrega da honraria, realizada no plenário da Câmara, contou com a presença do governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel, do presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt, e diversas autoridades, foi aberta pelo presidente do Legislativo, vereador Wellington Magalhães, autor das indicações das homenagens. O vereador ressaltou que as indicações tiveram aprovação unânime por todos os integrantes da Casa e destacou que a concessão dessas honrarias tem o significado muito grande para os belo-horizontinos. “Vossas excelências honram brilhantemente os cargos que ocupam, dando belos exemplos de seres humanos, dignificando o Judiciário mineiro com ações pautadas pela ética, pela decência e pela moral”, afirmou.
O vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros, representou o prefeito Márcio Lacerda e, em seu nome, parabenizou os agraciados “grandes homens públicos que dignificam o Poder Judiciário”. Os senadores Aécio Neves e Antonio Anastasia enviaram cumprimentos pela “bela e merecida” homenagem aos três magistrados.
Falando em nome dos agraciados, o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, parafraseou Mário Quintana, que disse ‘Eu não tenho paredes, só tenho horizontes’. Herbert Carneiro registrou a alegria dos homenageados em receber a honraria. “Para nós, um privilégio único e singular. Nosso agradecimento vai primeiro a Deus, que nos deu o dom da vida e a dádiva inigualável de passar a filhos dessa Belo Horizonte querida”, afirmou o desembargador. “Somos conhecedores dos rigorosos critérios para essa homenagem e, por isso, nos sentimos profundamente valorizados e queridos”, disse. Ainda em seu discurso, Herbert Carneiro enalteceu as características da Capital mineira, seus variados estilos, traços marcantes da cidade e sobre sua história política e cultural. “Se esta homenagem tem por destinatários magistrados, reafirmamos também nosso compromisso com a investidura de fortalecer o ideal de magistrado que pulsa em nossos corações. Temos consciência da grave crise que se abate sobre o Brasil neste momento. A Justiça é lenta e burocratizada e precisa de transformação e modernização profundas. Enormes são os desafios a serem transpostos para o aprimoramento do sistema de Justiça, e maior ainda o compromisso dos magistrados para vencê-los”, afirmou.
Leia o discurso na íntegra aqui.
Além do governador de Minas, do vice-prefeito de BH e do presidente do TJMG, também compareceram o deputado Durval Ângelo, representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais; além do defensor público Wagner Geraldo Lima, representando a defensora pública-geral, Christiane Procópio; os desembargadores Geraldo Augusto de Almeida, Wander Marotta, José Antonino Baia Borges e Kildare Carvalho, todos ex-presidentes do Tribunal Regional Eleitoral; desembargador José Fernandes Filho, ex-presidente do TJMG, além de magistrados mineiros, familiares e amigos dos homenageados.
Depois da solenidade, foi oferecido um coquetel aos homenageados, familiares e convidados na sede da Amagis.
Histórico
O desembargador Herbert José Almeida Carneiro nasceu em Conceição do Mato Dentro. Formou-se em Direito pela PUC Minas, em 1985. É mestre em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos. É desembargador desde 2009. É presidente da Amagis, triênio 2013/2105. Ingressou no TJMG em 1980, na função de atendente judiciário. De 1985 a 1989, atuou como advogado nas Comarcas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. Ingressou na magistratura mineira em 1992 e atuou nas Comarcas de Almenara e Caratinga, onde exerceu também as funções de juiz eleitoral e juiz da Infância e Juventude. Em dezembro de 1998, foi promovido, por merecimento, para a Comarca de Belo Horizonte, onde passou a exercer a função de juiz-diretor do Juizado Especial Criminal, até 2002. Foi juiz-orientador da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes e juiz da Vara de Execuções Criminais de Belo Horizonte.
Natural de Pocrane, no Vale do Rio Doce, o presidente do TRE, desembargador Paulo Cézar Dias, graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas. É pós-graduado em Direito Público pelo Instituto de Educação Continuada – IEC PUC Minas. Como juiz de Direito, passou pelas Comarcas de Tarumirim, Aimorés, Curvelo e Belo Horizonte. Foi juiz do Tribunal de Alçada, onde também atuou como presidente da 4ª Câmara Cível. Desde 2003, é desembargador do Tribunal de Justiça. No TRE mineiro, atuou perante a Corte desde 2012, como membro substituto. Em junho de 2014, tomou posse como vice-presidente e corregedor e, um ano depois, como presidente do Tribunal.
O desembargador Geraldo Domingos Coelho é nascido em Guanhães, no Vale do Rio Doce, e graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em 1982, ingressou na magistratura mineira e passou pelas Comarcas de Ervália, Conselheiro Pena, Pirapora, Nova Lima e Belo Horizonte. Foi juiz do Tribunal de Justiça Desportiva entre 2000 e 2001; juiz da 2ª Turma Recursal de Belo Horizonte e juiz do Tribunal de Alçada de Minas Gerais. Em 2005, foi empossado desembargador do Tribunal de Justiça. Está na Corte Eleitoral, inicialmente como integrante substituto, desde fevereiro de 2014. Em 25 de junho deste ano, assumiu a Vice-Presidência e a Corregedoria Eleitoral.