O conselheiro Wanderley Ávila, presidente do TCE-MG, disse que o Tribunal tem investido recursos na modernização de suas atividades buscando dar ênfase no controle preventivo visando a obtenção de resultados que beneficiem a sociedade. “Com o apoio da tecnologia da informação, novos sistemas foram desenvolvidos, que permitem ao acesso direto à base de dados dos jurisdicionados, bem como o acompanhamento da gestão, o que contribui para que o controle alcance a eficácia”, destacou.
O governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia, presente a solenidade, apoio a sugestão do presidente da Associação dos Tribunais de Contas (Atricon) de criação de um Conselho Nacional dos Tribunais de Contas. “A presença deste conselho nacional, integrando não só o TCU, mas seus congêneres estaduais, seria um grande esforço em prol do controle externo”, observou.
O presidente Bruno Terra parabenizou os homenageados, ressaltando que a condecoração reconhece, oficialmente, o exemplo das biografias de cada um.