Tomaram posse ontem (01/12), como membros do Conselho da Magistratura, os desembargadores Nepomuceno Silva e Manuel Saramago. Eles foram eleitos pela Corte Superior do TJMG, e assumem as vagas deixadas pelos magistrados Geraldo Augusto e Audebert Delage, eleitos pelo Tribunal Pleno para compor a Corte.
O desembargador Nepomuceno Silva manifestou sua satisfação em fazer parte do Conselho. “Estou muito feliz em integrar esse seleto grupo de magistrados, cuja experiência dos integrantes me permitirá agregar valores à minha consciência de julgador. Quero agradecer ao eminente desembargador Reynaldo Ximenes pela auspiciosa saudação aos novos integrantes, proferida na ocasião”, disse ele.
Para o desembargador Manuel Saramago, o Conselho representa um avanço.“Ser membro do Conselho da Magistratura é mais uma conquista para a carreira. Minha expectativa é de muito trabalho e luta em prol da magistratura”.
O Conselho da Magistratura é composto por dez membros, sendo que o presidente do Tribunal, 1º, 2º e 3º vice-presidentes e o corregedor-geral de Justiça são membros natos. Os demais membros são eleitos pela Corte Superior.
Trajetória
Desembargador José Nepomuceno da Silva nasceu em Taquaraçu de Minas. Graduou-se em Direito pela Faculdade Mineira de Direito, atual PUC Minas, em 1979. É pós-graduado em Direito de Empresa, e em Direito Público. Mestre em Direito Público pela Unifran (Franca/SP). Atuou como juiz nas comarcas de Ouro Branco, Caeté, Ouro Preto e Belo Horizonte, onde foi juiz titular da 5ª vara cível, em 1989. Em 1996 foi promovido para o
Tribunal de Alçada. É desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais desde maio de 2003.
Formado em Direito pela PUC/Minas e mestre em Direito Processual pela mesma Universidade, o desembargador Manuel Saramago foi promotor de justiça nas comarcas de Eugenópolis, em 1978, e Conceição do Mato Dentro, em 1980. Atuou como juiz nas comarcas de Mar de Espanha, Conselheiro Pena, Mantena, Viçosa e Belo Horizonte. Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, em 1996 e do Tribunal de Alçada em 1997. É desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais desde setembro de 2003.