Em um evento marcado por harmonia, diálogo franco e reforço das parcerias institucionais, a Associação dos Magistrados Mineiros inaugurou nesta quinta-feira, 23 de maio, o ‘Prosa com a Magistratura’, recebendo o presidente eleito para o biênio 2024/2026 do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior. O encontro, que simboliza o comprometimento com o diálogo e a colaboração mútua, aconteceu na sede da Amagis e contou com a presença de magistrados, magistradas e pensionistas.

 

 

O desembargador Corrêa Junior foi recebido pelo presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e pela vice-presidente da Amagis e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Rosimere das Graças do Couto. O ‘Prosa com a Magistratura’ é uma iniciativa inovadora da Amagis que visa promover o diálogo e a troca de experiências entre seus associados e personalidades dos mundos jurídico, político e da sociedade civil.  

Em seu discurso de boas-vindas, o presidente Luiz Carlos Rezende e Santos manifestou a honra e a alegria em receber o presidente eleito do Tribunal na Casa de todos os magistrados e magistradas em um clima de leveza e união. De acordo com ele, a presença do desembargador e sua disposição para um diálogo aberto e transparente com a Magistratura são permeadas de significados importantes para a Classe.

 



"Essa é a leitura de uma sintonia única para um caminho que a gente espera que seja sem volta. Este é um encontro de acolhida e para dizer que a Magistratura mineira está ao lado do futuro presidente do Tribunal. E essa mesma Magistratura que se faz presente aqui será um reflexo das suas ações, pois o colega Luiz Carlos Corrêa Junior sempre foi espelho para muitos, principalmente para mim", disse o presidente da Amagis, ressaltando que a parceria entre as duas instituições traz benefícios para a Magistratura e, consequentemente, para a sociedade.

 

A vice-presidente da Amagis e da AMB, juíza Rosimere das Graças do Couto, enfatizou a relevância do evento e do projeto ‘Prosa com a Magistratura’ e destacou o simbolismo da participação do presidente eleito do TJMG. "É uma honra receber o desembargador Corrêa Junior na estreia desse projeto, que traz em seu nome a palavra ‘prosa’. Isso mostra a disposição do presidente eleito ao diálogo, ao compartilhamento de ideias e experiências e sua posição firme na gerência do Tribunal, assim como o senhor faz na Corregedoria de Justiça", observou.

Diálogo

O presidente eleito do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, agradeceu o convite da Amagis e reafirmou seu compromisso de estar sempre pronto para uma escuta ativa e acolhedora. "Como o presidente da Amagis mencionou, assim que me candidatei à Presidência do Tribunal, fui convidado para vir aqui receber as reivindicações da Magistratura, que, na verdade, são reivindicações justas de toda uma Classe. Tenham certeza de que buscaremos um diálogo ininterrupto e constante com a Magistratura, por meio de sua mais legítima representante: a Amagis”, afirmou o desembargador Corrêa Junior.

 

 

Segundo ele, o sucesso do Tribunal de Justiça é o sucesso de todos os magistrados e magistradas e de nossa Associação. “Podem ter certeza de que terão um amigo, um companheiro e um semelhante na Presidência do Tribunal de Justiça e que as portas vão estar sempre abertas para a Associação dos Magistrados Mineiros", garantiu.

 

Transparência

Durante a conversa, o presidente eleito citou diálogos que teve com a Presidência da Amagis e pontuou algumas das principais demandas da Classe, repassadas ao então candidato à Presidência do Tribunal antes das eleições. A Diretoria da Associação recebeu em sua sede, antes das eleições, todos os candidatos que colocaram seus nomes à disposição para presidir o Tribunal e apresentou a eles expediente com algumas das aflições da Magistratura, como forma de contribuir para melhores condições de trabalho e, consequentemente, para o aperfeiçoamento do Judiciário.

 

 

Em tom descontraído, ameno, respeitoso e transparente, Corrêa Junior falou sobre propostas de campanha que são, a partir do resultado das eleições, seus compromissos com a Magistratura e com os servidores. Falou sobre condições de trabalho, direitos dos magistrados e magistradas, competências e enfatizou veementemente que um dos pilares de sua gestão será o diálogo intenso, diário e incessante.

 



Além de questões relacionadas às condições de trabalhos e direitos de magistrados da ativa, o presidente eleito destacou sua preocupação com os aposentados, especialmente no que diz respeito à paridade e pontuou que pretende ter o apoio da Amagis em todas essas questões. “Aqui estamos em Casa, como se estivéssemos em família”, ressaltou.   

 

 

Os magistrados presentes, da ativa e inativa, elogiaram a iniciativa da Amagis e a disposição do presidente eleito em participar do ‘Prosa com a Magistratura’, conversar e ouvir a Classe, antes mesmo de tomar posse. Agradeceram a forma aberta e franca do presidente eleito e fizeram um pedido para que esta seja a linha do Tribunal de Justiça com a Magistratura mineira: comunicação aberta, franca, explicita e linear.

 

 

Ao fim do evento, o presidente Luiz Carlos e a vice-presidente Rosimere das Graças entregaram ao desembargador Corrêa Junior uma singela lembrança com uma mensagem parabenizando o presidente eleito e ressaltando a confiança de toda a classe em sua gestão. “Nenhum alpinista escala uma montanha, para ficar no topo para sempre. Mas para muitos, o objetivo de chegar ao apogeu é de poder enxergar a todos, contemplar as virtudes de cada um e orientar aos que necessitam o melhor caminho a percorrer. Você é um destes! No seu caso, a escalada tem sido admirável e é fruto de persistência, tolerância e sacrifício. Neste dia em que festejamos a sua chegada no mais alto degrau da justiça mineira, queremos reforçar o quanto V.Exa. honra a Magistratura mineira. Conte sempre conosco. Felicidades”, diz trecho do texto. Leia a íntegra aqui.