O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) realizou hoje, 19/12, a solenidade de diplomação dos eleitos no Estado, na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte. O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e o vice-presidente de Saúde, juiz Jair Francisco dos Santos, participaram do evento, que marcou o encerramento do processo eleitoral e oficializou a escolha dos eleitos por meio do voto. A partir da diplomação, os eleitos se tornam aptos a tomar posse e exercer seus mandatos que se iniciam em 2023.
O presidente da Amagis ressaltou que a diplomação dos eleitos coroa o trabalho de juízes e juízas eleitorais, que possibilitaram que os cidadãos brasileiros fizessem suas escolhas nas urnas no processo eleitoral. “Cumprimento o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e os magistrados e magistradas que, ao lado de membros do Ministério Público, servidores, advogados, policiais militares e civis, organizaram de forma discreta e serena as eleições com a maior participação de eleitores da história do País e procuraram, de forma cuidadosa, impor regras de igualdade a todos os participantes do certame. Agora diplomados, os eleitos tornam-se aptos a exercer seus mandatos. Aos juízes e às juízas ficam a gratidão, o respeito, os parabéns e a certeza de que foram os grandes vencedores, uma vez que cumpriram de forma exemplar o papel que lhes foi confiado pelo povo brasileiro”, afirmou o presidente da Amagis.
Em seu pronunciamento, o presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Torres, dirigiu-se primeiramente aos colegas juízes da Corte Eleitoral, agradecendo a seriedade, o comprometimento e a dedicação de cada um deles, bem como de todos os juízes eleitorais em todo o Estado, servidores e mesários na realização das eleições de 2022. De acordo com o presidente do TRE-MG, a atuação de todos eles foi imprescindível para o êxito, e fundamentais para a concretização da democracia brasileira. Maurício Soares destacou ainda que a Justiça Eleitoral trabalhou incansavelmente para que quase 13 milhões de eleitores comparecessem às mais de 55 mil urnas eletrônicas espalhadas em mais de 10 mil locais de votação.
Falando em nome dos eleitos, o governador Romeu Zema, disse que o sentimento é de esperança, responsabilidade e gratidão pelos votos de reconhecimento de seu primeiro mandato como governador, com a reeleição, e reafirmou o compromisso com a democracia e às garantias de liberdade de expressão, religiosa, politico e filosófica e desejou sucesso a todos os eleitos.
Diplomação
Foram diplomados os eleitos para os cargos de o governador e vice-governador, senador e suplentes, deputado federal e deputado estadual. A entrega dos diplomas acontece após o término do pleito, a apuração dos votos e o vencimento dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação. Para receber o diploma, os candidatos eleitos precisam estar com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas.
Compuseram a mesa de honra, o presidente do TRE-MG, desembargador Mauricio Soares; governador Romeu Zema; deputado Antônio Carlos Arantes, representando o presidente da ALMG; desembargador Renato Dresch; desembargadora Monica Sifuentes, presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6); vice-presidente do TRE-MG e corregedor eleitoral, desembargador Octávio Boccalini; os juízes da Corte Eleitoral mineira, Marcelo Vaz Bueno, Patrícia Henriques, Marcelo Salgado, Guilherme Mendonça Doehler, Cassio Fontenele; desembargador Rúbio Paulino, presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG); presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª região, TRT-MG, desembargador Ricardo Antônio Mohallem; procurador geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior; Defensora Pública do Estado de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias; e o presidente da Ordem dos Advogados de Minas Gerais, advogado Sérgio Rodrigues Leonardo.
A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal do TRE/MG no Youtube e pela TV Assembleia. Assista abaixo:
Se a janela de vídeo não abrir, clique aqui.