Nesta quinta-feira, 12 de dezembro, uma comitiva de magistrados da Comarca de Caratinga, acompanhada pelo presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e pelo vice-presidente da Associação, desembargador Maurício Pinto Ferreira, reuniu-se com membros da Direção do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para tratar de demandas relacionadas à expansão e ao fortalecimento da estrutura judiciária local.

Foto: Gláucia Rodrigues / TJMG

 

Eles foram recebidos pelo presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho, e pelo superintendente administrativo adjunto, desembargador Vicente de Oliveira Silva.

 

 

O diretor do foro de Caratinga, juiz Jorge Arbex, agradeceu a recepção do TJMG e destacou a relevância da comarca, apresentando dados que demonstram seu crescimento e a consequente necessidade de criação de novas varas para atender à demanda.  O juiz Consuelo Silveira Neto, tesoureiro da Seccional da Amagis em Caratinga, reforçou a importância do pleito, assim como os demais presentes, e destacou o apoio da Amagis como fundamental para aglutinar forças no sentido de que nosso pelito possa ser analisado. "A presença da diretoria da Amagis é essencial, pois demonstra o apoio da classe e o compromisso com o fortalecimento das estruturas judiciais em nossa Comarca", afirmou.

 

Luiz Carlos Rezende e Santos destacou a importância da união da magistratura e ressaltou que a reunião reforça o compromisso do TJMG em garantir que o crescimento das comarcas seja acompanhado por investimentos que assegurem uma justiça mais eficiente e acessível a todos. “Caratinga é um exemplo de como o crescimento da demanda exige que estejamos sempre atentos às necessidades de aprimorar a estrutura judicial de forma a garantir condições adequadas para prestar serviço célere e de qualidade à sociedade. Estamos certos de que a atual gestão do TJMG, alinhado com a questões orçamentárias, irá atender assim que possível o pleito dos juízes de Caratinga”, disse.

 

 

O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, agradeceu a visita dos magistrados e se comprometeu a estudar a demanda assim como as das demais comarcas mineiras. De acordo com ele, a decisão será tomada de acordo com critérios técnicos e à luz da realidade orçamentária e financeira do Tribunal de Justiça.

 

 

Também participaram da reunião os desembargadores José Eustáquio Lucas Pereira e Marcelo Pereira da Silva; a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Cláudia Luciene Silva Oliveira; os juízes Anderson Fábio Nogueira Alves; o presidente da Ordem dos Advogados Seção Minas Gerais (OAB/MG) Subseção Caratinga, Samuel André Carlos Franco; a secretária geral da OAB da cidade, Daniele Ferreira de Faria; a tesoureira da ordem, Adelaide de Paula Reis Lievore; o secretário-geral da OAB/MG, Sanders Barão Alves Augusto; e o advogado Marcos Lincoln Padilha dos Santos.


Homenagem legislativa

Após a reunião, a comitiva participou de uma homenagem promovida pela Câmara Municipal de Caratinga. O presidente da Câmara, vereador José Cordeiro de Oliveira, entregou placas de Mérito Legislativo a diversos desembargadores do TJMG, como forma de reconhecer suas contribuições à justiça e à cidadania. Foram homenageados os desembargadores Luiz Carlos Corrêa Junior, José de Carvalho Barbosa, Ronaldo Claret de Moraes, Fábio Torres de Sousa, Fernando Vasconcelos Lins, Carlos Roberto de Faria, Newton Teixeira Carvalho e Walner Barbosa Milward de Azevedo.