reuniao_seccionais2.jpg
Terminou a primeira parte da reunião da diretoria da Amagis com os diretores das seccionais da Associação, representando todas as regiões do Estado. O encontro teve a presença do presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), desembargador Nelson Calandra.

O presidente da Amagis, Herbert Carneiro, ressaltou a importância do diálogo e da gestão compartilhada para que as prerrogativas dos magistrados sejam preservadas e para que surjam soluções para problemas como o da falta de seguranças para os juízes e os fóruns. Herbert Carneiro disse ainda que a Amagis está trabalhando para o aprimoramento da Lei de Organização e Divisão Judiciárias (LODJ), que será discuta, neste ano, na Assembleia Legislativa de Minas e, em parceria com as Associações estaduais, com a AMB, Ajufe, Anamatra e Amajum, trabalhando por mudanças na Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman), que incluam soluções para a segurança dos fóruns.

Projetos nacionais
Ainda no encontro, Nelson Calandra afirmou que a AMB está trabalhando para viabilizar esses projetos nacionais, como o ATS, e que conta com a parceria da Amagis. Para o secretário-geral da AMB e ex-presidente da Amagis, Nelson Missias de Morais, é necessária a formulação de um projeto político-institucional para a magistratura brasileira para que possam ser enfrentados os desafios que se apresentam.

reuniao_seccionais3.jpg
Herbert Carneiro encerrou a primeira parte da reunião dizendo que foi uma manhã histórica e ressaltando que a trajetória associativa brasileira passa de maneira profícua por Minas Gerais.

No começo da tarde desta quinta-feira (14), o encontro será retomado, quando serão discutidas principalmente a questão da segurança e as propostas por um plano estadual de segurança dos fóruns.