As prerrogativas e os direitos dos magistrados foram tema de reunião da Diretoria da Amagis com os juízes e juízas de Montes Claros e região, realizada nesta sexta-feira, 10, no Fórum Gonçalves Chaves.  Magistrados da ativa e aposentados conversaram com o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, sobre diversos temas ligados à carreira. O vice-presidente de Saúde, juiz Jair Francisco dos Santos, e o ouvidor da Associação, juiz Auro Aparecido Maia de Andrade, também participaram do encontro.

 

A reunião é mais uma ação da Diretoria para fortalecer o associativismo, ouvir os anseios dos juízes do interior e estabelecer um diálogo franco e aberto, a fim de integrar toda a Magistratura mineira. 

Luiz Carlos Rezende levou aos magistrados atualizações sobre o trabalho desenvolvido pela Associação em âmbitos estadual e nacional, juntamente com parlamentares, ministros e junto ao CNJ em prol da classe. O presidente informou os participantes sobre o andamento de demandas junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais para implementação de direitos.

 

Luiz Carlos abordou temas ligados a pautas remuneratórias, como o ATS e a recomposição de subsídios, falou sobre questões de gênero e dificuldades enfrentadas pelas magistradas na carreira, apresentou os cursos oferecidos pela Emajs aos magistrados e familiares, destacou ações da Amagis Saúde, como a campanha de vacinação para prevenção da herpes zoster (leia mais aqui) e externou sua preocupação com a saúde de colegas e com decisões recentes do CNJ.

 

Ao ouvir os anseios dos colegas, o presidente da Associação destacou a importância da escuta ativa e da união da classe para o fortalecimento da Magistratura. “A Amagis é a nossa casa. Ela está a serviço de todos os seus associados. Temos como característica essa pluralidade e a acolhida respeitosa, e com a nossa união podemos ser ainda melhores”, afirmou.

 

 

Diretor do Foro de Montes Claros, o juiz Geraldo Andersen de Quadros Fernandes observou que essa integração promovida pela Amagis tem um significado especial com a presença da Diretoria no interior. “Principalmente aqui, no Norte de Minas, que é uma região com distâncias grandes entre as comarcas, promover esses encontros é muito interessante, e o apoio e acompanhamento que a Amagis dá ao magistrado no interior fazem toda a diferença”, disse.

 

Para o juiz aposentado Cantídio Dias de Freitas, a presença da Diretoria da Amagis no Norte de Minas é sempre muito bem-vinda ao informar sobre as novidades, o que ocorre nas relações com a cúpula do Tribunal e ao estreitar os laços com os colegas. “Eu sou juiz aposentado e me sinto honrado por estar aqui hoje. Procuro sempre participar dos encontros, porque, afinal de contas, atuei nesse projeto de crescimento do Poder Judiciário desde 1980”, afirmou.

 

De acordo com Cantídio Freitas, a atual diretoria da Amagis vem buscando dar atenção às demandas dos magistrados aposentados. “É uma gestão voltada para o bem-estar coletivo da magistratura, mas com um cuidado especial com os magistrados individualmente, cuidando do interesse da instituição e das demandas que são apresentadas por cada um. Eu mesmo apresentei algumas e fui muito bem atendido”, destacou.

 

A juíza Cibele Maria Lopes Macêdo ressaltou a alegria em receber a Diretoria da Associação para troca de experiências e informações e afirmou que, além de tudo, esta é uma oportunidade para conhecer melhor os colegas.  “Às vezes, passamos tanto tempo no nosso trabalho, dentro do fórum, e mal temos tempo de encontrar os colegas. Portanto, esses momentos são de extrema importância porque saímos um pouco dos nossos gabinetes para nos reunirmos afetivamente. Isso é muito bacana, pois traz harmonia para nossa classe”, observou.

 

Diretor da Seccional da Amagis em Montes Claros, o juiz Marcos Antônio Ferreira destacou que é fundamental fortalecer as relações entre a capital e o interior, o que tem sido observado durante a atual gestão. “Percebemos um avanço enorme com a gestão do presidente Luiz Carlos, uma pessoa extremamente aberta ao diálogo e que consegue trazer para nós o que há de melhor no Tribunal. Todos os anseios estaduais e nacionais estão sendo buscados pela gestão, e graças a Deus temos conseguido muitos avanços”, disse.  

Integramagis 

Ainda nesta sexta-feira, magistrados e magistradas de Montes Claros e região e seus familiares participam do Integramagis.