As integrantes da Amagis Mulheres se reuniram nesta quarta-feira, 6 de agosto, quando trataram de diversas pautas, alinhando sua atuação em prol da igualdade de gênero e estabelecendo projetos para os próximos meses, que serão divulgados em breve.
Alterada de Coordenadoria para Diretoria, a mudança representa avanço no fortalecimento institucional das pautas relacionadas à igualdade de gênero e reafirma o compromisso da Amagis com a representatividade das mulheres na Magistratura.
A desembargadora Paula Cunha e Silva assumiu como diretora da Amagis Mulheres, sucedendo a juíza Roberta Chaves Soares, que coordenou a pasta desde sua criação, em 2022, no início da gestão do ex-presidente Luiz Carlos Rezende e Santos.
Para a desembargadora Paula Cunha e Silva, a alteração da nossa Coordenadoria para Diretoria representa muito mais do que uma mudança estrutural – é o reconhecimento da importância das pautas de gênero na Magistratura mineira. Esta transformação consolida um espaço permanente e fortalecido para que as demandas das magistradas sejam ouvidas e efetivamente atendidas.
“Assumo esta Diretoria com a perspectiva de dar continuidade ao excelente trabalho iniciado pela juíza Roberta Chaves Soares, que construiu as bases sólidas desta iniciativa desde 2022. A reunião desta quarta-feira, 6 de agosto, foi um marco importante para alinharmos nossa atuação e estabelecermos as diretrizes que nortearão os trabalhos nos próximos meses. Nossa missão é ampliar o alcance das ações voltadas ao fortalecimento da representatividade feminina, a promoção de políticas de equidade de gênero e o apoio às magistradas em suas trajetórias profissionais, buscando garantir que essas questões sejam tratadas com a seriedade e o protagonismo que merecem, contribuindo para uma Magistratura mais justa, inclusiva e representativa”, disse a desembargadora.
A presidente da Amagis destacou o fortalecimento da representatividade feminina dentro da Associação. “Essa mudança fortaleceu ainda mais um espaço permanente para a escuta, o diálogo e a construção de políticas que promovam a equidade de gênero na nossa Associação e na Magistratura. Estamos avançando para que tenhamos uma Amagis cada vez mais plural, inclusiva e construída coletivamente”, disse a presidente Rosimere.
Integram a Diretoria Amagis Mulheres:
Diretora
Desembargadora Paula Cunha e Silva
- 1ª Região (BH)
Juíza Cristiana Martins Gualberto Ribeiro
Juíza Lívia Lucia Oliveira Borba
Juíza Roberta Chaves Soares
- 2ª Região (RMBH)
Juíza Aline Damasceno Pereira de Sena
Juíza Ana Carolina Ferreira Marques dos Prazeres
Juíza Perla Saliba Brito
- 3ª Região (Zona da Mata)
Juíza Sílvia Paiva de Souza Ramos Musse
Juíza Daniele Rodrigues Marota Teixeira
- 4ª Região (Sul)
Juíza Letícia Dumond
- 5ª Região (Triângulo)
Juíza Elisa Marco Antônio
Juíza Ana Régia Santos Chagas
- 6ª Região (Norte)
Juíza Vívian Lopes Pereira
Juíza Aline Gomes dos Santos Silva