O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, acompanhado de membros da diretoria, esteve hoje, 16, na Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), quando apresentou aos novos juízes a Associação, sua estrutura em todo o Estado e sua atuação em prol dos magistrados mineiros.
Maurício Soares destacou as ações da Amagis em defesa das prerrogativas dos magistrados e da carreira e as atuações que a Associação desempenha diuturnamente em âmbito estadual e nacional, mantendo interlocuções com os demais Poderes Públicos do país. “Essa interlocução com parlamentares e o constante diálogo são pilares da Amagis, juntamente com as demais associações estaduais de magistrados. A Amagis é o braço político da Magistratura mineira”, afirmou.
O presidente falou também sobre a Comissão de Segurança da Associação, que atua em conjunto com a Comissão de Segurança do TJMG, sobre o departamento jurídico da Amagis, que serve aos associados nas questões relacionadas ao exercício da função, sobre o departamento de Comunicação e convênios oferecidos aos associados.
1º grau
A vice-presidente Administrativa da Amagis, juíza Cristiana Gualberto, apresentou aos juízes as ações que a Amagis tem feito junto ao TJMG para melhorar as condições de trabalho dos juízes de primeira instância. “Muitos de vocês irão atuar no interior, e é importante que saibam a estrutura que encontrarão lá, uma vez que o juiz hoje deve fazer a gestão da unidade judiciária”, disse. De acordo com a juíza Cristiana, o Tribunal tem implementado melhorias para os juízes de 1º grau, com o apoio e o acompanhamento da Amagis, que montou o comitê gestor para enviar propostas e discutir ações visando melhorar as condições de trabalho do magistrado. Entre as questões apontadas pela juíza, está a resolução 219 do CNJ, que estabelece critérios objetivos para a movimentação de servidores entre as comarcas, de forma a atender a real demanda de cada unidade.
Estrutura
O vice-presidente Sociocultural Esportivo, juiz Ricardo Torres Oliveira, apresentou a estrutura patrimonial da Associação, como as Colônias de Férias, o Centro de Apoio ao Magistrado em Trânsito (CAMT) e o Parque Esportivo, que ficam à disposição dos associados e seus familiares. Abordou ainda os torneios esportivos realizados pela Amagis e as publicações da Associação, como a MagisCultura e a Amagis Jurídica.
Aposentadoria
O vice-presidente de Aposentados e Pensionsitas, juiz José Martinho Nunes Coelho, que também é diretor tesoureiro da Amagis, falou para os novos colegas sobre a importância de se planejar o futuro e das ações e projetos da Amagis nesse sentido. O magistrado falou ainda sobre a situação financeira da Associação, bem como da Amagis Saúde.
Saúde
Para apresentar a Amagis Saúde, o presidente da Amagis justificou a ausência da vice-presidente juíza Luzia Peixôto, e falou sobre a estrutura do Plano de Saúde da Amagis, que tem atuações em Minas e em outros estados, e foi avaliado pela ANS como modelo de plano de autogestão, destacando a solidez financeira do Plano, que está acima do valor recomendado pela ANS.
Em seguida, a coordenadora da Amagis Saúde, Marina Shizuko, apresentou o Plano aos novos juízes e esclareceu dúvidas dos novos juízes sobre dependentes, agregados, carência do plano, entre outras.
Os novos juízes receberam uma pasta da Amagis com Estatuto, regulamento, publicações e outros documentos sobre a Associação e a Amagis Saúde.