A diretoria da Amagis se reuniu nesta sexta-feira, 10, na sede da Associação, em Belo Horizonte. Dentre outras deliberações, foi criada a “Comissão de Apoio às Condições de Trabalho da Magistratura”, cujo objetivo é acompanhar a situação de trabalho nas comarcas.
Segundo o desembargador Nepomuceno Silva, presidente do Conselho Deliberativo, a ideia da comissão surgiu da observação diária das más condições de trabalho enfrentadas pelos juízes em grande parte do Estado. “Exemplo disso são as péssimas condições na Comarca de Contagem, que reclamam a urgentíssima atuação dos setores responsáveis”, afirmou. Nepomuceno Silva explicou ainda que “a comissão envidará esforços junto à presidência do TJMG e demais órgãos públicos para reverter esse lamentável status quo.”
O presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, disse que o princípio que norteará a comissão “é a busca de condições mais dignas de trabalho, especialmente onde houver mais sacrifícios aos magistrados, como por exemplo em Betim, Governador Valadares e também outras tantas comarcas que não apresentam condições razoáveis para o desempenho da atividade jurisdicional.”
Os integrantes da comissão são os desembargadores Nepomuceno Silva, Doorgal Andrada e Tiago Pinto e os juízes Maurício Soares e Cláudio Figueiredo.