Membros da diretoria da Amagis foram recebidos na tarde desta quarta-feira, 9, pelo presidente do TRE-MG, desembargador Paulo Cézar Dias, para realizar o cadastramento biométrico na sede do Tribunal Eleitoral, em Belo Horizonte. Além do presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, fizeram o cadastramento o presidente eleito da Associação, desembargador Maurício Soares, e a vice-presidente Administrativa, juíza Luzia Peixôto. A juíza Rosimere do Couto, diretora de Comunicação, também esteve presente.

tre

tre2

Para Herbert Carneiro, o cadastramento biométrico é mais uma demonstração da contribuição que o Brasil e, em especial, Minas Gerais dão à democracia. “A biometria, além de oferecer segurança para o processo eleitoral, possibilita que as eleições sejam mais rápidas e eficientes. Ganham com isso a cidadania e a democracia”, afirmou.

tre3

tre4

O desembargador Maurício Soares destacou que a biometria demonstra que o TRE-MG vem acompanhando a modernização dos processos. “A biometria permite que o cadastro eleitoral seja mais fiel, o que vai ajudar a combater eventuais fraudes”, disse Soares.

biometria

Além da diretoria da Amagis, uma comitiva de deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais também realizou o cadastramento biométrico na tarde desta quarta-feira, no TRE-MG. Fizeram a identificação o presidente da Casa, Adalclever Lopes, e os parlamentares Rogério Correia, Agostinho Patrus Filho, Sargento Rodrigues, Vanderlei Miranda e Gustavo Valadares.

biometria

Cadastramento

Até o início do mês de dezembro, mais de 36 mil eleitores da capital também já estavam identificados biometricamente. Nas 244 cidades mineiras com a biometria implantada, todos os eleitores podem fazer o cadastramento biométrico, inclusive aqueles que têm o voto facultativo – jovens entre 16 e 17 anos e maiores de 70 anos.

O prazo para se cadastrar e poder votar em 2016 por meio da identificação dos dados biométricos termina no dia 4 de maio. Nos municípios que estão passando por revisão ou biometria obrigatória (confira a lista), o prazo termina em 18 de dezembro de 2015. Até lá, o eleitor pode agendar o seu atendimento pelo Disque-Eleitor (148) ou pelo site do Tribunal (www.tre-mg.jus.br). É necessário levar documento de identidade e um comprovante de residência. Além da coleta das digitais, será tirada uma foto do eleitor para o banco de dados da Justiça Eleitoral.

Em Belo Horizonte, o eleitor pode ser atendido das 8h às 17h nas Centrais de Atendimento em Lourdes, na Cidade Nova, no Barreiro e em Venda Nova (confira os endereços). Também há um posto da Justiça Eleitoral no Fórum Lafayette, que atende das 13h às 17h.