A Diretoria da Amagis recebeu, nesta sexta-feira (4/4), novos juízes e juízas aprovados no concurso regido pelo Edital 01/2021, que tomarão posse na próxima segunda-feira (7/4), em solenidade no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Outra parte da turma já havia sido recepcionada pela Associação no dia 10 de março.
O encontro desta sexta-feira favoreceu a interação e o fortalecimento das relações entre os novos magistrados e a Diretoria da Amagis. A presidente da Associação, juíza Rosimere Couto, deu as boas-vindas aos novos colegas e apresentou a história da entidade, destacando o trabalho realizado em prol dos magistrados mineiros.
"A Amagis tem um compromisso inabalável com a valorização e a defesa dos direitos da Magistratura. Sinto-me honrada por receber todos vocês, pois sei a importância desse momento em suas trajetórias. Nosso papel é garantir que tenham o suporte necessário para o exercício da função com independência, segurança e dignidade", afirmou a presidente.
Ela destacou que, além da atuação firme na defesa institucional da Magistratura, a Amagis desenvolve ações voltadas ao bem-estar físico e emocional de seus associados. “Trabalhamos por uma proteção institucional intransigente, sem perder de vista o cuidado com a saúde e a qualidade de vida dos magistrados. Portanto, sejam bem-vindos a esta que é a casa do magistrado e da magistrada de Minas Gerais. Desejo muito sucesso e felicidade nessa caminhada”, disse.
Rosimere Couto também apresentou aos novos magistrados o Plano de Saúde da Magistratura Mineira. Reconhecido nacionalmente e premiado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o plano é um dos maiores e mais bem avaliados do país. A gerente da Amagis Saúde, Marina Shizuko, detalhou as coberturas oferecidas e os programas especiais, como o Amor à Vida e o Check-Up, além de esclarecer dúvidas sobre dependentes, agregados e períodos de carência.
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, participou da recepção e falou sobre a importância da parceria com a Amagis e a diferença que faz o plano de saúde da Associação na vida do magistrado e de seus familiares. "Vocês estão sendo recebidos de braços abertos em nossa Associação. A Amagis é realmente a nossa casa, o nosso braço de apoio, tanto na defesa de direitos quanto na promoção da saúde e do bem-estar da Magistratura", afirmou. O presidente do TJMG ressaltou que a Associação cumpre papel essencial na proteção de seus membros, especialmente diante de eventuais ataques ou necessidades institucionais.
O desembargador incentivou a filiação também à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), destacando o papel relevante da entidade na defesa da Magistratura e do Estado Democrático de Direito. Segundo ele, "a AMB é uma instituição de grande relevância, não apenas na proteção dos nossos direitos, mas também na defesa da democracia, da República e dos valores coletivos". Por fim, celebrou o momento histórico vivido pela Amagis com a eleição de sua primeira presidente mulher, ressaltando o comprometimento e a dedicação exigidos para o exercício dessa função. “Dirigir uma Associação do porte da Amagis é realmente um sacerdócio, é uma doação de vida e uma dedicação ao bem comum e à coletividade”, finalizou.
Para o ex-presidente da Amagis, desembargador Bruno Terra Dias, o encontro com os novos juízes e juízas evidenciou o comprometimento coletivo e a integração entre os magistrados como valores essenciais para o fortalecimento da carreira na Magistratura, além de demonstrar o apoio contínuo da Associação aos seus associados em diferentes áreas. Segundo o magistrado, a Amagis segue comprometida em oferecer suporte institucional e promover iniciativas que fortaleçam o Judiciário mineiro e a prestação jurisdicional à sociedade.
O Diretor de Esportes e Coordenador-Geral das Colônias de Férias, CAMT e Parques Esportivos, desembargador Maurício Pinto Ferreira, e o Diretor do Parque Esportivo e CAMT, juiz Jorge Paulo dos Santos, falaram sobre as colônias de férias da Associação, que possui unidades em Cabo Frio, Ubatuba, Caldas Novas, Caxambu e Nova Viçosa. Eles apresentaram o Centro de Apoio ao Magistrado em Trânsito (CAMT), localizado ao lado da sede da Amagis, em Belo Horizonte, e as ações e eventos esportivos realizados pela Associação em prol do bem-estar e da qualidade de vida dos associados e associadas.
O Diretor-Tesoureiro, juiz José Martinho Nunes Coelho, destacou a solidez financeira da Amagis e da Amagis Saúde e a responsabilidade de gerir as contas da Associação. Segundo ele, a gestão financeira da Amagis segue muito bem estruturada, permitindo que toda a estrutura funcione plenamente, com segurança e transparência.
O juiz Agnaldo Rodrigues Pereira, Diretor Financeiro e Negocial da Sicoob JUS-MP, apresentou aos novos colegas a Cooperativa de Crédito, que, além de ter um portfólio completo de produtos financeiros, ainda conta com diversas vantagens em relação às instituições financeiras de mercado. Saiba mais aqui sobre a Sicoob JUS-MP.
Também falaram aos novos juízes sobre as ações e projetos de suas respectivas áreas: o vice-presidente de Aposentados e Pensionistas da Amagis, juiz Noelho Adelino Machado; o diretor de Aposentados, juiz Afonso José de Andrade; o diretor de Assuntos Jurídicos, desembargador Alberto Henrique Costa de Oliveira; o ouvidor da Amagis, juiz Paulo Sérgio Tinoco Néris; e a diretora-secretária, juíza Perla Saliba Brito.
Apoio e acolhimento
Natural de Salvador (BA), a juíza Andréa Assis nutre um carinho especial pela cultura, pelo povo e pelas tradições mineiras. Por isso mesmo, decidiu prestar concurso para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A magistrada compartilhou a satisfação de ver um sonho acalentado por muito tempo tornando-se realidade e destacou a receptividade calorosa que encontrou na Amagis. Para a magistrada, ser recebida em uma Associação que tem, pela primeira vez, uma mulher em sua presidência é um fato carregado de simbolismo. "Nós, mulheres, precisamos ocupar papéis de liderança e mostrar que é possível alcançar o que almejamos", disse.
A piauiense Ráiza Luiza Motta Rocha ressaltou a emoção de ingressar na Magistratura mineira em um momento tão marcante na luta pela equidade de gênero nas carreiras jurídicas. “Fazer parte de uma turma composta por tantas mulheres, principalmente durante a gestão da primeira presidente da Amagis, é muito significativo. É um passo importante no fortalecimento da presença feminina no Judiciário”, destacou. A magistrada também comentou sobre a mudança de estado e o acolhimento recebido na Amagis: “Deixar minha cidade, minha casa e iniciar uma nova fase em Minas não é simples, mas ser recebida com tanto respeito e carinho torna tudo mais leve e encorajador. Estou muito feliz por ingressar no TJMG e por já me sentir parte dessa história”, declarou.
Para Caio de Faria Nascimento Rezende, natural de Goiânia (GO), a recepção foi extremamente positiva. “As primeiras impressões foram as mais positivas possíveis. A palavra que resume a Amagis é acolhimento, não só na área institucional, mas também na interpessoal. Dá para sentir que há uma ampla proteção em vários âmbitos da judicatura, cuidando inclusive da saúde mental e psicológica dos magistrados. As expectativas são as melhores possíveis em relação à Associação”, destacou.
Já Vinícius Kenji Hirosse, natural do Paraná, também ressaltou a calorosa acolhida por parte da Amagis e da comunidade mineira. “A primeira impressão do acolhimento da Amagis foi a melhor possível. Tive a sensação de estar em casa, de ser muito bem recepcionado. E isso não aconteceu apenas aqui na Amagis, mas também em Minas Gerais como um todo. Desde que cheguei, fui muito bem tratado. Com a Amagis, não foi diferente. As expectativas são muito boas para iniciar a carreira e o curso de formação”, afirmou.