A Diretoria da Amagis recebeu na tarde desta quinta-feira, 3/2, a visita da presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Renata Gil, acompanhada da secretária-geral da AMB, juíza Julianne Freire Marques. A presidente da AMB, primeira mulher a presidir a entidade em 72 anos de história, foi recebida no auditório da Associação. O encontro reforça a união e a sintonia entre as entidades na defesa de temas de interesse de toda a Magistratura.

Durante a reunião, a presidente da AMB atualizou os magistrados presentes sobre as mais recentes atuações da Associação. Foram discutidos temas como a recomposição dos subsídios dos magistrados, que foi pauta de reunião da presidente da AMB com o presidente do STF, Ministro Luiz Fux, nesta quarta-feira, 2/2. Além disso, Renata Gil e a Diretoria da Amagis falaram sobre o projeto da Valorização por Tempo de Magistratura (VTM) e a paridade entre magistrados ativos e inativos.  

O presidente da Amagis afirmou que é uma honra receber, no início de sua gestão, a visita de uma liderança nacional tão importante para o Judiciário brasileiro, que tem atuado de forma perene, inspiradora e incansável em prol de toda a classe. “Renata Gil é uma magistrada que está revolucionando o relacionamento do Poder Judiciário com a sociedade. Confiamos plenamente na sua liderança e no trabalho que vem desenvolvendo com o firme propósito de levar adiante temas que são tão sensíveis a todos nós. Sabemos que você, Renata Gil, é a pessoa certa para construir as pontes necessárias. Portanto, hoje, agradecemos sua gentileza de estar aqui conosco”, afirmou Luiz Carlos Rezende.

 

O ex-presidente da Amagis, desembargador Nelson Missias de Morais, destacou que a presença da presidente da AMB hoje, na Amagis, significa muito mais do que falar sobre a situação da Magistratura no País. “Ela significa a nossa unidade. A Amagis sempre caminhou de mãos dadas com a AMB, a nossa legítima representante. E o Luiz Carlos, para nossa alegria, assume a presidência da Amagis em um momento crucial para a Magistratura. O Luiz não será um presidente, tão somente, ele vai nos liderar. O líder é aquele que consegue enxergar tudo que está à sua volta, tem olhar para as questões administrativas, para as questões institucionais, e tem um olhar especialmente sobre o que pode e o que não pode, o que está no entorno e aquilo que nos atormenta”, afirmou Nelson Missias.

dsc03602-copy.jpg

Atuação

A presidente da AMB agradeceu a acolhida e afirmou que, para ela, representar a Magistratura brasileira significa representar a melhor Magistratura do mundo. Renata Gil destacou ainda o envolvimento do presidente da Amagis com o associativismo e a importância da atuação dos juízes mineiros na aprovação de pautas de interesse de todo o Judiciário. “O mergulho que o presidente da Amagis faz nos temas da Magistratura coloca Minas no cenário nacional de debates. E Minas Gerais é muito importante para o movimento nacional não só pela história associativa, mas porque consegue alcançar de fato as lideranças deste País. Minas tem um diálogo muito republicano com as bancadas, e a relação de confiança que os magistrados mineiros têm com parlamentares do Congresso Nacional eu não vejo em nenhum outro estado brasileiro”, destacou Renata Gil.

dsc03699-copy.jpg

A presidente da AMB lembrou os magistrados precisam ter responsabilidade para tratar de causas que envolvem não apenas os colegas, mas também toda a sociedade. “Somos membros de Poder e tomamos decisões que mudam a vida das pessoas. Portanto, nossa maior joia é estarmos legitimados nacionalmente para discutir temas que poderão ser transformados em novas e boas realidades para todos nós”, concluiu.

dsc03682-copy.jpg

Presenças

Além do presidente da Amagis e da presidente da AMB, participaram do encontro a secretária-geral da AMB, juíza Julianne Freire Marques; a vice-presidente Administrativa da Amagis e vice-presidente de Assuntos Legislativos da AMB, juíza Rosimere das Graças do Couto; o vice-presidente de Saúde da Associação, juiz Jair Francisco dos Santos; a vice-presidente de Aposentados e Pensionistas, desembargadora Heloísa Helena de Ruiz Combat; a diretora-secretária, juíza Ivone Campos Guillarducci Cerqueira; o Diretor de Patrimônio, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini; o Ouvidor da Associação, juiz Auro Aparecido Maia de Andrade; os desembargadores e ex-presidentes da Amagis Nelson Missias de Morais e Reynaldo Ximenes Carneiro, os desembargadores Caetano Levi Lopes, diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM); José Antonino Baía Borges, Newton Teixeira, Alberto Henrique Costa de Oliveira e Tiago Pinto; a desembargadora Luzia Divina de Paula Peixôto; as juízas Mônica Silveira Vieira, Marli Maria Braga, Flávia Birchal de Moura, Maria Isabel Fleck e Mônica Barbosa dos Santos; e os juízes Juarez Morais de Azevedo, José Martinho Nunes Coelho, Fábio Magrini e Aloysio Libano de Paula Júnior.

dsc03718-copy.jpg

dsc03704-copy.jpg