Dando continuidade ao compromisso de fortalecer a Magistratura em todo o Estado e ampliar o diálogo com os magistrados e magistradas do interior de Minas Gerais, a Diretoria da Amagis se reuniu nesta quinta-feira, 29 de agosto, com juízes e juízas, da ativa e aposentados, da comarca de Poços de Caldas, no Sul de Minas. O encontro, realizado no salão do Tribunal do Júri do Fórum Cornélio Tavares Hovelacque, contou com a presença do presidente da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e da vice-presidente Administrativa da Amagis e da AMB, juíza Rosimere das Graças do Couto.
A reunião teve como objetivos estreitar os laços entre a Magistratura mineira, ouvir as demandas dos magistrados e magistradas do interior, buscar soluções para os desafios enfrentados na comarca e promover um diálogo aberto e transparente, fundamental para a união e o fortalecimento da classe e melhoria das condições de trabalho.
Em conversa com os colegas, o presidente Luiz Carlos Rezende abordou os desafios pelos quais passa a Justiça estadual, compartilhou as ações mais recentes da Associação em prol da valorização dos magistrados da ativa, aposentados e pensionistas e atualizou os colegas sobre o andamento dos principais pleitos da Amagis junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, à Assembleia Legislativa do Estado, ao Congresso Nacional e ao Conselho Nacional de Justiça. O presidente também discutiu questões como a recomposição dos subsídios, a valorização dos juízes de primeiro grau e melhorias nas condições de trabalho para toda a Magistratura mineira.
A Diretoria da Amagis apresentou ainda os mais recentes cursos oferecidos pela Emajs aos magistrados e seus familiares. Luiz Carlos também chamou a atenção dos colegas para a necessidade de todos cuidarem não apenas da saúde física, mas sobretudo da mental, e destacou iniciativas da Amagis Saúde em prol do bem-estar de todos os associados, da capital e do interior, como o Pronto Atendimento Virtual do Hospital Albert Einstein, o Programa Check-up e campanhas de incentivo à vacinação.
Luiz Carlos Rezende externou a alegria ao reencontrar os colegas da comarca de Poços de Caldas e ter a oportunidade de levar a eles, pessoalmente, as informações mais atualizadas sobre temas que são tão caros a todos. “Para mim, é sempre uma alegria estar ao lado de colegas tão queridos. Nosso objetivo é garantir que cada magistrado e magistrada se sinta amparado e que possamos, juntos, buscar soluções para as demandas da classe, promovendo melhorias contínuas nas condições de trabalho e na valorização da nossa carreira", disse.
Na avaliação da vice-presidente da Amagis e da AMB, estar próximo dos colegas do interior é fundamental para a Diretoria compreender as realidades e os desafios locais e traçar ações conjuntas visando sempre o bem-estar dos colegas nos âmbitos profissional e pessoal. “Na Amagis e na AMB, temos trabalhado incansavelmente para assegurar que os direitos dos magistrados sejam respeitados. O contato direto com os juízes e juízas que atuam fora dos grandes centros nos permite entender melhor seus desafios e garantir que suas vozes sejam representadas em nossas ações em esfera nacional", enfatizou Rosimere do Couto.
Congresso da Magistratura Mineira
O presidente Luiz Carlos aproveitou a oportunidade para convidar todos os magistrados presentes ao encontro a participarem do Congresso da Magistratura Mineira 2024, que será realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Belo Horizonte. Faça aqui sua inscrição.
O congresso contará com a participação de juristas renomados e abordará ampla gama de assuntos, desde questões jurídicas até temas de grande impacto social, como inteligência artificial e inovações tecnológicas, meio ambiente, sustentabilidade, desenvolvimento socioeconômico, direitos humanos, criminologia, além de literatura, artes e humanidades no cotidiano de quem exerce a função de julgar.
União
Para a diretora do Foro da Comarca, juíza Alessandra Bittencourt dos Santos Deppner, a presença da Amagis no Sul de Minas evidencia o compromisso da Associação com os desafios e as necessidades da Magistratura em todas as regiões do Estado. "Essa união é essencial para que possamos conquistar novos avanços. O modelo de gestão participativa e democrática adotado pela Amagis fortalece nossa classe e nos aproxima cada vez mais", disse a magistrada.
O diretor da Seccional da Amagis em Poços de Caldas, juiz Carlos Alberto Pereira da Silva, afirmou que a visita da diretoria aos magistrados do interior reforça o compromisso da Associação em apoiar e representar os juízes e juízas de todo o Estado, sem distinção, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e suas necessidades, atendidas. "Estamos a cerca de 500 Km de Belo Horizonte, e a presença dos amigos aqui, na comarca, aquece o coração e fortalece nosso sentimento de pertencimento. Esse é um dos diferenciais desta gestão. Esse contato próximo também ajuda na prestação jurisdicional, pois nos sentimos mais felizes e motivados. E pessoas felizes produzem mais e melhor", enfatizou.
O juiz Eduardo Soares de Araújo, titular da 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais de Andradas, destacou que o magistrado que está no interior se sente, às vezes, um pouco distante dos colegas da capital. "Encontros como o de hoje contribuem, além da confraternização, para a gente trocar ideias, rever os amigos e sentir que o juiz, embora esteja sozinho na hora da sentença, não está sozinho na atividade de distribuir a justiça", ressaltou.
A atuação das Amagis voltada aos aposentados também foi destacada durante o encontro. O juiz aposentado Laércio Galati fez questão de se reunir com os colegas para contribuir com propostas para a classe e se atualizar sobre o cenário do Judiciário estadual e nacional. "A Amagis tem feito uma gestão inclusiva, transparente e participativa. A voz dos aposentados tem sido muito bem ouvida. Com isso, nos sentimentos acolhidos e integrados à Magistratura mineira, afirmou.
Após o encontro no Fórum, a Diretoria da Amagis receberá magistrados, magistradas, pensionistas e familiares para uma noite de confraternização no Integramagis.