Ampliando o diálogo com os magistrados e magistradas que atuam no interior de Minas, a diretoria da Amagis, reuniu-se na tarde desta sexta-feira, 22 de setembro, com juízes e juízas da comarca de Uberaba e região, no Triângulo Mineiro. O encontro foi realizado na sala da Ejef no Fórum Melo Viana. O encontro teve como objetivo integrar a Magistratura mineira, ouvir os anseios dos juízes do interior e procurar soluções sobre os principais desafios enfrentados pela classe.

Além do presidente da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, estiveram no encontro a vice-presidente administrativa da Amagis e da AMB, juíza Rosimere das Graças do Couto, o vice-presidente de saúde, juiz Jair Francisco dos Santos, e o ouvidor da Associação, juiz Auro Aparecido Maia de Andrade.

O presidente Luiz Carlos apresentou aos colegas as mais recentes conquistas alcançadas pela associação destacando atuações da diretoria junto aos parlamentares no âmbito estadual e federal. Além disso, falou sobre os trabalhos desenvolvidos em busca da valorização dos magistrados aposentados. “Sendo filho de juiz, sei que os colegas que conquistaram a aposentadoria lutaram muito para que os juízes da ativa possam ter uma situação melhor. Por isso, é nosso dever trabalhar para garantir um conforto melhor para esses magistrados”, defendeu.

Luiz Carlos atualizou também como estão os andamentos de outros pleitos da Amagis e conversou com os colegas sobre temas relacionados à recomposição dos subsídios, valorização dos juízes de primeiro grau e perspectivas para as melhorias de condições de trabalho para a Magistratura.

De acordo com o presidente, a associação vem trabalhando para defender as prerrogativas da Magistratura por meio do diálogo e da boa convivência. “Em reunião com a Coordenadoria de Defesa das Prerrogativas realizada nesta quinta-feira, 21 de setembro, ficou decidido que vamos traçar estratégias para aproximar todos os atores envolvidos na prestação de serviço ao cidadão para um alinhamento dos papéis dentro dos fóruns”, informou. O presidente falou também sobre a realização, por meio da Emajs em parceria com o TCE-MG, de curso para os magistrados sobre finanças públicas, que será lançado em breve.

A juíza Rosimere das Graças do Couto ressaltou a união dos Magistrados mineiros como um pilar do fortalecimento da classe e compartilhou com os colegas algumas informações obtidas em reunião realizada com o ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF) e do encontro com as demais associações realizada em Fortaleza neste mês.

O juiz Jair Francisco dos Santos destacou que o envolvimento e participação dos magistrados que atuam no interior é fundamental para a busca de soluções. “O momento vivido pela Magistratura não é fácil, mas tenho a nítida percepção de que nunca antes a nossa categoria esteve tão unida. Isso é fundamental para que possamos alcançar os nossos objetivos”, afirmou.

Jair Francisco dos Santos também fez uma apresentação sobre as principais ações desenvolvidas pela Amagis Saúde, como a ampliação da rede credenciada no interior do Estado, sobre o incentivo da vacinação contra herpes zoster com reembolso. O juiz se colocou à disposição de todos associados para que possam contribuir com alternativas para melhor atendimento do plano de saúde da Magistratura.

 

Homenagem - Medalha Reynaldo Ximenes

A Diretoria fez questão de aproveitar a oportunidade para homenagear magistrados e familiares que não puderam estar presentes na solenidade de entrega da Medalha Reynaldo Ximenes, ocorrida em Belo Horizonte em julho deste ano, quando foram agraciados magistrados e magistradas aposentados e também os falecidos ainda em atividade, por meio da entrega da medalha a seus familiares.

Em Uberaba, nesta sexta, Anna Paula de Lima Mota Couto e Gabriella Marques de Lima Mota Couto, respectivamente, viúva e filha do juiz Miller Rogério Couto Justino (falecido em janeiro de 2021), receberam a Medalha Reynaldo Ximenes. O presidente Luiz Carlos convidou as juízas Letícia Rezende Castelo Branco e Cíntia Fonseca Nunes Junqueira de Moraes para a entrega da homenagem.

Emocionada, Anna Paula agradeceu a homenagem e valorizou a união da Magistratura em busca de garantias dos seus direitos. “Achei lindo vocês estarem lutando de forma tão unida pelos seus direitos. Hoje, o Miller estaria feliz vendo isso. Não haveria um dia melhor para poder receber essa homenagem e testemunhar essa união da Magistratura. O Miller é a minha presença e de três filhas que tenho que criar. Foi muito linda a passagem dele pela vida e as memórias que tenho dele só me trazem coisas boas”, relembrou.