As pensionistas da Magistratura mineira reuniram-se na tarde desta terça-feira, 9, na sede da Amagis, para discutir diversos assuntos, entre eles pagamento de pensões e reajustes, além tirar dúvidas. Elas foram recebidas pelo presidente da Associação, desembargador Alberto Diniz, pela vice-presidente de Aposentados e Pensionistas, juíza Marli Maria Braga, e pela diretora de Pensionistas, Marlene Fernandes.
Durante a reunião, o presidente da Amagis explicou que a Associação, diante de mudanças na legislação e sempre atenta aos interesses das pensionistas, fez um estudo aprofundado sobre o assunto e intercedeu junto ao TJMG para obter um relatório da forma de pagamento das pensionistas. Com base no envio do documento, a Associação analisou todos os dados e constatou que algumas pensionistas não tiveram o devido reajuste na pensão paga por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg).
Segundo Alberto Diniz, à diretoria da Amagis cabe buscar a reparação do equívoco do Estado com relação a essas pensionistas e tomar as devidas providências legais para que todos os direitos sejam cumpridos. “A Amagis não vai permitir que haja um tratamento diferenciado para com as pensionistas. Estou empenhado e comprometido em batalhar por todos os pleitos de nossas associadas, buscando, dentro das regras jurídicas próprias, tudo o que for necessário para corrigir eventuais equívocos e garantir um conforto digno a todas”, ressaltou o presidente.
O coordenador do Departamento Jurídico da Amagis, José Eduardo Vecchi Prates, e a coordenadora de Pagamentos de Magistrados do TJMG, Lívia Ladeira Mol, esclareceram como são feitos os pagamentos a cada grupo de pensionistas, de acordo com a data de falecimento do magistrado, e tiraram dúvidas sobre reajustes e variações salariais.
A diretora de Pensionistas, Marlene Fernandes, ressaltou a importância da participação das pensionistas nas reuniões promovidas pela Amagis. “Foi um encontro muito produtivo e esclarecedor, principalmente quando temos um presidente da Associação tão preocupado com nossas necessidades e anseios. Saber que temos uma liderança lutando por todas nós nos dá muito conforto e tranquilidade”, afirmou.
Para a pensionista Helena Marquez Miranda, a reunião foi esclarecedora, com explicações didáticas e atualizações importantes para a correta compreensão dos pagamentos recebidos. “Nós, pensionistas, temos recebido um apoio muito grande da Amagis e, em especial, da atual diretoria. Apesar da dor de perdermos um ente querido, nos sentimos confortadas aqui dentro”, afirmou.