A Diretoria da Amagis participou nesta quarta e quinta-feira, 13 e 14 de novembro, das reuniões do Conselho de Representantes e das Coordenadorias da Justiça Estadual e de Aposentados da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). As reuniões, conduzidas pelo presidente da AMB, juiz Frederico Mendes Júnior, foram realizadas em São Paulo e trataram de temas de interesse da classe, entre eles o PL da Atividade de Risco da Magistratura, a PEC 10 e a PEC 66, que diz respeito a regras previdenciárias.
Estiveram presentes o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, a vice-presidente Administrativa, juíza Rosimere das Graças do Couto, que também é vice-presidente da AMB, e o vice-presidente de Saúde da Amagis, juiz Jair Francisco dos Santos, que é secretário-geral adjunto da AMB, além de dirigentes de associações de Magistrados de todo o País. Ex-presidentes da AMB também estiveram presentes, entre eles Régis Fernandes de Oliveira, Mozart Valadares Pires, João Ricardo dos Santos Costa e Renata Gil de Alcantara Videira.
Durante as reuniões, foi apresentado um panorama sobre regulamentações que estão sendo discutidas no Conselho Nacional de Justiça, como a parcela de irredutibilidade, a licença compensatória e a regulamentação da permuta (Emenda 150). Os próximos eventos que estão sendo organizados pela AMB também estiveram na pauta dos encontros, entre eles o Congresso da Magistratura e os Jogos da Magistratura, ambos em 2025.
A vice-presidente de Aposentados e Pensionistas da Amagis, desembargadora Heloisa Kombat, participou de forma remota da reunião da pasta, que tratou de temas como a implantação do ATS e as PECs 06 e 10.
O vice-diretor presidente da Escola Nacional da Magistratura, desembargador Caetano Levi Lopes, também participou da reunião do Conselho de Representantes e apresentou informações sobre parcerias da ENM. O magistrado destacou as preocupações da escola sobre o uso da inteligência artificial no Judiciário, tema que deve fazer parte de futuros cursos.
Homenagens
Durante a reunião do Conselho de Representantes, a AMB homenageou presidentes de Associações de Magistrados que encerram, neste ano, seus mandatos. Foram homenageados os presidentes da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; da Amam, Maria Rosi de Meira Borba; da Amamsul, Mariel Cavalin dos Santos; da Amatra XIV, José Carlos Haddad de Lima; da Amatra XV, Sérgio Polastro Ribeiro; da Ameron, Fabíola Cristina Inocêncio; e da AMMA, Holídice Cantanhede Barros.
“As conquistas do associativismo são possíveis graças à união de todos. São lideranças que se dedicam todos os dias, em uma luta coletiva em prol da Justiça”, afirmou o presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, durante a homenagem aos colegas.
Luiz Carlos Rezende e Santos, que encerra este ano sua gestão como presidente da Amagis, agradeceu a distinção e ressaltou a importância da convivência, do aprendizado e do apoio de todos aqueles que fizeram parte da caminhada de três anos à frente da segunda maior associação de magistrados estaduais da América Latina. “A convivência com cada um dos colegas magistrados e magistradas, os momentos de aprendizado, as trocas de ideias, o apoio e as conquistas que compartilhamos foram fundamentais para o fortalecimento da nossa Associação e da Magistratura mineira. Levo um pouco de vocês comigo e deixo um pouco de mim. Saio dessa experiência muito melhor do que cheguei, enriquecido pelo convívio com pessoas tão comprometidas e inspiradoras. Deixo aqui minha gratidão a todos que fizeram parte dessa caminhada”, afirmou.
Enaje
As reuniões da AMB que aconteceram ontem e hoje antecederam a abertura do VIII Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje), que será aberto na noite desta quinta-feira, 14 de novembro, e vai até o próximo sábado, dia 16, no Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento, promovido pela AMB em parceria com a Apamagis, reúne destacados nomes do Judiciário e de outras áreas para debater o Poder Judiciário em uma Democracia Digital – Desafios, Problemas e a Modernização da Justiça Brasileira”.
O presidente da Amagis, Luiz Carlos Rezende e Santos, a vice-presidente Administrativa, juíza Rosimere das Graças, e o vice-presidente de Saúde, juiz Jair Francisco dos Santos, participam do encontro representando a Associação.