O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e a vice-presidente, juíza Rosimere das Graças do Couto, se reuniram na manhã desta terça-feira, 15 de outubro, com magistrados da Comarca de Formiga, na região Oeste de Minas Gerais. Na parte da tarde, os integrantes da Diretoria da Amagis estiveram em Passos, na região Sul do Estado, onde também reuniram-se com juízes e juízas. Antes de encerrar o roteiro, os magistrados estiveram na Comarca de Piumhi. Na quarta-feira, dia 16 de outubro, a visita foi no Fórum de Divinópolis. Em um clima de muita harmonia e descontração, os encontros foram marcados por conversas sobre o dia a dia da Magistratura e o fortalecimento da união entre os colegas.

 

Durante os encontros, em tom descontraído, os representantes da Amagis reforçaram a importância da união entre os magistrados e o papel crucial que a Associação desempenha na defesa constante das prerrogativas da classe. Luiz Carlos destacou a importância das comarcas e suas regiões para o Judiciário mineiro. 

"Estar próximo aos nossos colegas é fundamental para entendermos melhor suas necessidades e, com isso, defender de forma mais eficiente os interesses da magistratura. É muito bom reencontrar nossos associados e associadas, reviver momentos e promover a troca de experiências e desafios cotidianos que fazem parte na nossa função judicante", disse o presidente Luiz Carlos. 

 

 

A vice-presidente Rosimere das Graças destacou o acolhimento caloroso que a diretoria recebeu em todas as comarcas. “Essas visitas são enriquecedoras e ficamos sempre felizes em ver de perto o comprometimento e a dedicação dos nossos colegas em cada região do Estado. É um momento de descontração, onde podemos fortalecer nossos laços de amizade”, completou.

Formiga

Em Formiga, o presidente e a vice-presidente foram recebidos pelo diretor do foro e diretor da Seccional da Amagis na Comarca, juiz Altair Resende de Alvarenga, e pelos juízes Guilherme Luiz Brasil Silva e Fábio Magrini, que é secretário do Conselho Deliberativo da Associação.

 

O juiz Altair Rezende falou da importância da presença da diretoria da Amagis na Comarca e agradeceu a atual gestão, nas pessoas do presidente Luiz Carlos e da vice-presidente Rosimere das Graças. “A atual gestão estabeleceu essa importante interlocução com os juízes do interior do Estado. Então, recebemos com muita alegria a visita da nossa Diretoria da Amagis, que demonstra o DNA dessa administração: estar junto dos juízes o tempo todo”, afirmou.

Passos

Na parte da tarde, o presidente Luiz Carlos e a vice-presidente Rosimere das Graças foram recebidos, na Comarca de Passos, pela juíza Patrícia Maria Oliveira Leite, diretora da Seccional em Passos, e pelos juízes Ricardo Bastos Machado e Marcos Antônio Hipólito Rodrigues, tesoureiro e secretário da Seccional. O ouvidor da Amagis, juiz Auro Aparecido Maia de Andrade, participou da reunião.

 

A juíza Patrícia Maria Oliveira Leite ressaltou a gestão democrática e participativa da atual diretoria da Associação. “O nosso presidente Luiz Carlos e toda a diretoria é muita aberta e parceira. A presença deles aqui na Comarca é muito importante para nós e estreita nossa relação de colegas que somos", afirmou a magistrada.

 

Durante o encontro, o juiz Armando Fernandes Filho, da Comarca de Cássia, trouxe uma sugestão importante que foi prontamente acolhida pela Diretoria da Amagis: a realização de uma pesquisa voltada à saúde mental dos magistrados e magistradas. O tema, que foi discutido com profundidade durante o Congresso da Magistratura Mineira, em um painel exclusivo, é de grande relevância para a classe. A iniciativa do juiz contou com o apoio de todos os presentes e os trabalhos para o desenvolvimento da pesquisa, que visará mapear e entender as necessidades dos colegas em relação ao bem-estar mental e emocional, serão iniciados em breve. 

 

Também estiveram presentes em Passos os juízes Mateus Queiroz de Oliveira, Ademir Bernardes de Araújo Filho, Cláudio Henrique Fuks e Isadora de Castro Silva, de Passos; Ângelo de Almeida, de Pratápolis; Robson Monteiro Rocha, de Carmo do Rio Claro; e os juízes Arsênio Pinto Neto e Juarez Raniero, aposentados.

 A juíza Patrícia Oliveira presenteou o presidente da Amagis com doces da região

 

Piumhi

Na Comarca de Piumhi, os magistrados encontraram-se com o juiz César Rodrigo Iotti. Durante o encontro, marcado por conversas leves e relacionamento fraterno, os magistrados relembraram do tempo em o juiz César Rodrigo atuou em Alpinópolis e dos desafios que ele venceu na Comarca.

A juíza Ana Luiza Pinto de Castro Silva, que também atua em Piumhi, não pôde estar presente pois está em licença maternidade, a quem o presidente Luiz Carlos e a vice-presidente Rosimere deixaram um abraço e desejaram felicidade nesta fase tão especial. 

Divinópolis

Em Divinópolis, na quarta-feira, dia 16, Luiz Carlos e Rosimere das Graças foram recebidos pela diretora do foro e secretária da Seccional de Divinópolis, juíza Andréa Barcelos Ferreira Camargos Faria e por juízes e juízas da Comarca, para um encontro fraterno. A vice-presidente da Amagis já atuou como juíza em Divinópolis e, durante o encontro, expressou sua gratidão pela acolhida carinhosa dos colegas e destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelos magistrados da região. “Revisitar esta comarca, onde tive a honra de exercer a magistratura, traz uma emoção especial", disse.

A juíza Andreia Barcelos ressaltou a importância da presença da Associação na Comarca e o diálogo contínuo com a Amagis. “É uma alegria receber o Luiz Carlos e a Rosimere aqui na Comarca. A presença deles confirma a gestão que vêm fazendo à frente da Amagis, sempre ao lado juiz e da juíza, sempre nos ouvindo e acolhendo nossas demandas e ideias no sentido de melhorar, cada vez mais, as condições de trabalho dos juízes e, consequentemente, a prestação jurisdicional para o jurisdicionado, que é nosso consumidor final. Penso que essa é a melhor forma de gestão: ouvir a base, porque nós que estamos na frente de trabalho, que somos os soldados rasos, é que sabemos os grandes problemas que enfrentamos”, afirmou a magistrada.

Estiveram presentes na reunião, além da juíza Patrícia Barcelos, os juízes Orlando Israel de Souza, Francisco de Assis Corrêa, Christiano de Oliveira Cesarino, Ivan Pacheco de Castro, Vinícius Melo Mendonça, Solange Maria de Lima, Juliano Abrantes Rodrigues, Lucinalva Ferraz dos Santos e Marlúcio Teixeira de Carvalho.

Em todas as comarcas, a Diretoria da Amagis destacou a importância do Encontro da Magistratura, que acontecerá no dia 14 de dezembro, em Belo Horizonte. O evento, que reunirá magistrados, magistradas, pensionistas e seus familiares, será uma oportunidade de celebração e de reforço dos laços entre os membros da magistratura mineira. Os convites já estão à venda.Veja mais aqui.