O Presidente da AMB, Nelson Calandra, a Vice-Presidente de Direitos Humanos, Renata Gil, e o Coordenador da Justiça do Trabalho da Associação, Plínio Bolívar de Almeida, visitaram, nesta terça-feira (8), a Ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Rosa Maria Weber. Magistrada há 35 anos, ela foi indicada nesta segunda-feira (7), pela Presidente Dilma Rousseff, para assumir a vaga deixada pela Ministra Ellen Gracie no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Admiro a postura da Ministra, pois indicada deposita nas mãos do Senado brasileiro o juízo sobre a indicação feita pelo Poder Executivo. Ela se coloca numa posição de pretendente a uma cadeira do Supremo, e dependente da indicação do Senado. É típico de uma pessoa que, há 35 anos, faz da sua vida a missão de julgar”, disse Calandra.

A indicação de mais um Magistrado de carreira para o STF é uma vitória para a AMB, pois, desde a sua posse, Calandra defende a valorização de Juízes para ocupar cargos nos Tribunais Superiores. Em março deste ano, ocorreu a primeira indicação com a posse do Ministro Luiz Fux para o STF. “Para nós, é muito importante a indicação da Ministra Rosa Maria Weber, porque além de ser uma Magistrada de carreira, há 35 anos, ela, agora, galga a posição máxima no Judiciário brasileiro, substituindo a Ministra Ellen Gracie. Essa meta da AMB de buscar a indicação de um Magistrado de carreira está sendo alcançada. É a segunda vez que a AMB participa desse processo, e somos vitoriosos”, ressaltou Renata Gil.

Agora, a Ministra será sabatinada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no plenário da Senado Federal para assumir a vaga deixada no STF por Ellen Gracie, que se aposentou em agosto.

Leia abaixo a nota da AMB:

Nota pública sobre indicação da Ministra Rosa Maria Weber para o STF

A Ministra Rosa Maria Weber Candiota é extremamente capacitada para ocupar o cargo de Ministra do STF por ter construído uma rica carreira de Magistrada, marcada pela operosidade e sensibilidade imensas, além de uma vida familiar exemplar.

Este é mais um reconhecimento da Magistratura Brasileira. Ao indicá-la para um cargo no Supremo, a Presidente Dilma atende, mais uma vez, à reivindicação da nova AMB, que tem defendido desde que assumimos, de prestigiar os Juízes e Juízas de carreira, a exemplo do que fez na escolha do Ministro Luiz Fux. O anúncio prestigia e reconhece ainda o empenho da Justiça Trabalhista, que, há alguns anos, não recebia essa distinção e que, agora, tem seus esforços reconhecidos.

Nelson Calandra, Presidente da AMB


Fonte: AMB