A Diretoria da Amagis e da Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva (Emajs) reuniram-se nesta segunda-feira, 17/4, para tratar dos projetos de cursos e convênios que serão oferecidos pela escola e já se encontram em fase avançada para posterior implementação. Também foram debatidas ações que integrarão o Congresso da Magistratura Mineira, que será realizado nos dias 24, 25 e 26 de agosto deste ano na cidade de Ouro Preto (MG). Participaram do encontro o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; o diretor-executivo da Emajs, juiz Richardson Xavier Brant; o coordenador acadêmico, juiz Auro Aparecido Maia de Andrade; e o membro do Conselho Gestor da escola, desembargador Tiago Pinto. 

Na reunião, também foi anunciada a participação do juiz Auro Andrade, como representante da Emajs, no Encontro Jurídico-Cultural de Proteção Jurisdicional de Direitos na América Latina e Caribe que ocorrerá entre os dias 25 de abril e 3 de maio na Faculdade de Direito da Universidade do Chile, em Santiago. 

O evento contará com painéis científicos, encontros técnicos e interinstitucionais. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de estabelecer conexões internacionais que fomentem um diálogo contínuo entre academias e escolas judiciais, órgãos diplomáticos e instituições políticas, focado na troca de métodos de trabalho e na tutela dos direitos humanos e fundamentais, inspirados no direito internacional da América Latina e do Caribe. 

"Além da sua importância temática, o congresso tem um elevado valor institucional porque permitirá que a Emajs entabule convênios para participação dos associados em cursos e programas de aperfeiçoamento não apenas nas Ciências Jurídicas, mas em outras áreas do saber", enfatizou o juiz Auro Andrade.

Clique aqui para conferir a programação completa do evento.

Fumec

Ainda nesta segunda-feira, a Diretoria da Emajs recebeu a visita dos representantes da Universidade Fumec prof. Silvana Lourenço Lobo (coordenadora do curso de Direito), prof. Rodrigo Suzana Guimarães (diretor da Faculdade de Ciências Humanas) e prof. Sérgio Henriques Zandona (coordenador do mestrado em Direito). Durante o encontro, que contou com as presenças do juiz Auro Aparecido Maia de Andrade e do desembargador Lailson Braga Baeta Neves, foi discutida a possibilidade de parceria entre as duas instituições educacionais para oferecer a magistrados e magistradas, pensionistas e suas famílias amplas oportunidades de desenvolvimento e formação.