Juízes e juízas recém-empossados do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participaram de encontro com as Diretorias da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Amagis, durante o Módulo Nacional de Formação Inicial promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em Brasília, nesta terça-feira, 20/5.

O objetivo foi apresentar aos magistrados em início de carreira o trabalho desenvolvido pela AMB e Amagis em prol da Magistratura, reforçando a importância do associativismo como instrumento de representação, defesa de prerrogativas e construção coletiva da Justiça.

A vice-presidente Administrativa da AMB, Julianne Freire Marques, destacou a atuação institucional da AMB e Associações estaduais no Conselho Nacional de Justiça e no Congresso Nacional.

“Acompanhamos as discussões legislativas e as sessões no CNJ para preservar nossas garantias e para que vocês possam estar nas comarcas julgando de forma tranquila. Temos uma Magistratura que é a maior do mundo, a mais produtiva, e que tem uma importância ímpar, julgando mais de 80 milhões de processos. É importante se associar para termos essa legitimidade. Falamos por 15 mil juízes, isso pesa na hora das decisões”, afirmou.

A juíza também falou aos recém-formados sobre os grandes eventos realizados pela AMB: como os XI Jogos Nacionais da Magistratura, que aconteceram em Maceió; e o Congresso Brasileiro de Magistrados, que será realizado em Foz do Iguaçu, entre 2 e 4 de outubro.

Também presente na reunião, a presidente da Amagis e vice-presidente de Assuntos Jurídicos da AMB, juíza Rosimere Couto, ressaltou a importância da atuação conjunta entre a AMB e as entidades regionais.

“A AMB faz um trabalho nacional de muita importância e, em atuação conjunta com as estaduais, podemos fazer a defesa da Magistratura em todos os âmbitos”, afirmou.



Um dos recém-formados, o juiz Fernando Amante de Souza considera que a filiação à AMB fortalece a carreira: “Quanto mais membros se filiarem, mais forte e representativa ela será. Por isso, decidi me filiar à AMB assim como à Amagis. Essa união fortalece a Magistratura”.

O  vice-presidente Administrativo da Amagis e secretário da AMB, juiz Jair Francisco dos Santos, destacou os convênios que a AMB oferece aos filiados. Já a vice-presidente de Justiça e Inovação da AMB, Mariel Cavalin dos Santos, enfatizou o histórico de defesa das prerrogativas da AMB.

O vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Amagis, integrante da Diretoria de Esportes da AMB e auxiliar da 2º Vice-presidência do TJMG (Ejef), juiz Thiago Grazziane Gandra, e o secretário-geral da Enfam, Ilan Presser, também participaram do encontro.


* Com informações da AMB.