A Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) sediou na tarde desta sexta-feira, 29, a 8ª Reunião do Conselho Executivo da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O encontro, conduzido pelo presidente da AMB, juiz Jayme de Oliveira, ocorreu no auditório da Amagis e contou também com a presença do presidente da Amais, desembargador Maurício Soares, e de outros presidentes de associações estaduais de magistrados.

Reunião

Na reunião, foram abordados temas como a implementação de plano odontológico e de plano de seguro de vida para os associados, a criação de secretaria ou comissão de trabalho para tratar de políticas concretas de apoio a magistrados(as) com filhos portadores de necessidades especiais e a aprovação da ata da reunião anterior.

Para o presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, é muito gratificante receber os presidentes de associações em Minas Gerais. “O encontro promovido pela AMB em Minas, além de debater temas relevantes para a Magistratura, empresta prestígio à Amagis e coloca nossa Associação à frente dos debates nacionais”, afirmou Maurício Soares.

Reunião

De acordo com o juiz Arimatéa Neves da Costa, presidente da Associação Mato-grossense dos Magistrados (Amam), o encontro na Amagis foi uma oportunidade da maior relevância. “Todos os encontros promovidos pela AMB com os juízes e representantes de associações estaduais são extremamente válidos, como o de hoje. Tratamos de assuntos de grande interesse e discutimos problemas que atingem a Magistratura em todo o país. Foi muito positivo o encontro, disse o presidente da Amam.

O presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juiz Fernando Figueiredo Bartoletti, destacou a iniciativa da AMB de convidar as associações estaduais para participarem da reunião do Conselho Executivo. “Isso aproxima as associações da administração da AMB e permite a cada um de nós contribuir com a experiência alcançada em cada estado”, afirmou.

Reunião

Fernando Bartoletti ressaltou ainda que o momento de desafios pelo qual passa a Magistratura brasileira faz com que a classe esteja ainda mais unida e engajada na defesa do Poder Judiciário. “Nossas ações não são destinadas apenas aos associados, mas mostram também à sociedade que ela possui um Poder Judiciário livre, independente e que não será subjugado por forças políticas e econômicas”, declarou Bartoletti.

O presidente da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (Amarn), o juiz Herval Sampaio Júnior, afirmou que reuniões como a realizada hoje na Amagis são imprescindíveis para que os magistrados consigam diminuir todas as intempéries que atingem a Magistratura. “Esse encontro alinha o associativismo à proposta de melhorar a qualidade da prestação jurisdicional e mostra a união da Magistratura. É muito bom que ele aconteça em um momento sublime, no qual o desembargador Nelson Missias de Morais, ex-presidente da Amagis e ex-vice-presidente de Planejamento Estratégico, Previdência e Assuntos Jurídicos da AMB, chega à presidência do TJMG, o terceiro maior tribunal estadual do país. Por tudo isso, parabenizo o presidente da Amagis e o presidente da AMB por essa iniciativa”, ressaltou o magistrado.