Os desembargadores Maurício Soares e Octavio Boccalini, presidente e vice-presidente do TRE-MG, respectivamente, participaram nesta quarta-feira, 17, de reunião com o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. No primeiro compromisso como presidente do TSE, Alexandre de Moraes reuniu-se com os dirigentes dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais do país.

Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

 

No encontro, o ministro reforçou a união da Justiça Eleitoral para a realização das eleições deste ano com paz, segurança e transparência. “Estamos absolutamente de portas abertas para todas e todos. O TSE, sozinho, não faz nada. O TSE atua junto com os Tribunais Regionais Eleitorais e com todos os juízes eleitorais”, disse.

Segundo o ministro, é importante que a Justiça Eleitoral tome medidas preventivas em conjunto e de forma padronizada, antes e, principalmente, no dia da eleição, para garantir que tudo ocorra com tranquilidade.

Temas em debate

A importância do firme enfrentamento à desinformação, da articulação com as instâncias locais de segurança, do treinamento das mesárias e dos mesários, e as mudanças na divulgação dos Boletins de Urna também foram debatidas durante a reunião.

Os presidentes dos TREs apresentaram um breve panorama das principais ações em andamento para a realização das eleições em cada local, com foco nos temas segurança, mesários e enfrentamento à desinformação.

Além de apresentar projetos de Minas Gerais, o desembargador Maurício Soares, presidente do TRE-MG e ex-presidente da Amagis, destacou a importância de o ministro Alexandre de Moraes defender a Justiça Eleitoral e se manter próximo dos TREs. "A sorte e o sucesso de Vossa Excelência à frente do TSE serão também os de todos nós, da Justiça Eleitoral", ressaltou Maurício Soares.

Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

 

Encontro de diretores-gerais

Os diretores-gerais dos 27 TREs e do TSE também se reuniram nesta quarta-feira para a troca de informações e esclarecimentos sobre os trabalhos de preparação das Eleições Gerais de 2022. O TRE-MG foi representado por sua diretora, Glória Araújo.

Na reunião, houve discussões sobre testes dos sistemas eleitorais e temas da área de tecnologia da informação, tais como as etapas de votação, apuração e de totalização dos votos. Durante o encontro, o diretor-geral do TSE, Rui Moreira, fez uma menção especial em relação a servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores da Justiça Eleitoral pela dedicação no preparo das eleições deste ano.

*Com informações do TSE e TRE-MG