O juiz Edir Guerson de Medeiros, da 2ª Vara Criminal de Juiz de Fora, foi empossado na tarde desta sexta-feira, 13 de dezembro, no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O magistrado atuará na 9ª Câmara Criminal. A solenidade, realizada no gabinete da presidência do Tribunal, contou com a presença de vários, magistrados, magistradas, servidores e familiares do novo desembargador, entre eles a esposa, filhos e netos.
O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, esteve na solenidade, parabenizou o colega e destacou a extensa experiência do novo desembargador. “A sua trajetória de mais de 30 anos na magistratura o credencia a continuar desempenhando seu trabalho de forma exitosa agora na segunda instância. Tenho certeza de que o Tribunal de Justiça ganha um grande reforço com a presença do colega Edir”, disse o presidente da Amagis.
Edir Guerson de Medeiros celebrou a nova fase da carreira e afirmou estar preparado para atuar na 2ª instância. “Todo juiz quando começa uma carreira sonha e deseja um dia chegar ao ápice. Então agora chegou minha vez. Depois de muitos anos na 2ª Vara Criminal em Juiz de Fora, estou vindo para a 9ª Câmara Criminal. Me considero perfeitamente em condições de continuar o meu trabalho aqui como o que desenvolvi por esse tempo todo", afirmou. O novo desembargador também destacou sua experiência de 24 anos na Turma Recursal, sendo 12 deles como presidente da 3ª Turma fazendo com que a atuação em forma colegiada seja algo natural.
Ao dar posse ao novo desembargador, o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, em tom descontraído, brincou sobre a forte presença de magistrados de Juiz de Fora no Tribunal. "Juiz de Fora está invadindo o nosso Tribunal. Já notamos até uma pequena mudança de sotaque e preferências futebolísticas", comentou.
O presidente afirmou ser um prazer receber todos no Tribunal e destacou as qualidades do empossado. “Temos profunda satisfação quando se junta a nós na segunda instância, para nos ajudar nesse desafio, um magistrado experiente, íntegro e com grande capacidade para o trabalho como o Juiz Edir Guerson de Medeiros. Muito boa sorte aos novos desafios é o que desejamos. Seja muito bem-vindo e que seja muito feliz no nosso Tribunal de Justiça”, desejou o presidente Corrêa Junior.
Trajetória
Natural de Itaperuna, no Rio de Janeiro, Edir Guerson de Medeiros é formado em Estudos Sociais e em Direito. Foi juiz titular das comarcas de Cláudio e Arcos e, posteriormente por merecimento, foi promovido a 2ª Vara Criminal da comarca de Juiz de Fora, onde tomou posse em 1º de julho de 1991. Em sua trajetória registrou-se ainda passagem pelas comarcas de Mar de Espanha, Bicas, Lima Duarte, Andrelândia e Rio Preto.
Foi juiz eleitoral por 20 anos, juiz diretor do Fórum Eleitoral por 2 anos, juiz da Turma Recursal por 24 anos, metade desse período como presidente do colegiado e coordenador regional da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – Ejef.