A Escola Judicial da América Latina (Ejal), no dia 29 de julho último, assinou convênios importantes na área acadêmica, durante reunião do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), em Santa Catarina. Na ocasião, o Diretor-Geral, Sebastião Fagundes Cunha, firmou termo de cooperação com o Copedem e com a União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP) a fim de estabelecer programas acadêmicos na área científica, tecnológica e jurídica. A reunião foi prestigiada por diretores das escolas da Magistratura de todo o País que discutiram metas e novos projetos para essas instituições.
Fagundes Cunha, ainda, convidou as escolas da Magistratura a participarem da produção relacionadas à Escola Judicial. De acordo com o Diretor-Geral, a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat); a Escola Paulista de Magistratura (EPM); a Escola de Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj); e a Escola Superior da Magistratura do Estado de Mato Grosso (Esmagis-MT) já sinalizaram que vão contribuir com os trabalhos.
A diretoria da Ejal também convidou todos os participantes para prestigiarem o seminário ‘Sistema de Solução de Controvérsias: Unasul e América Latina’, que será realizado, de 12 a 16 desetembro, em Brasília, no Auditório do Rossini- Hotel San Marco. Com o apoio da AMB e da Escola Nacional da Magistratura (ENM), o evento vai discutir as experiências e propostas para a construção e integração dos países latino-americanos.
O primeiro resultado do Convênio com a UIJLP será a participação da Ejal em evento luso-brasileiro que será realizado com o apoio do Copedem e da Escola da Magistratura da Bahia (Emab) com transmissão online para os países latino-americanos.
Fonte: AMB