A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), em parceria com a 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), realiza mais um curso de capacitação em conciliação. Desta vez, em Brumadinho.
O juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, José Ricardo dos Santos de Freitas Véras, explica que esse curso integra uma de várias iniciativas que o TJMG está viabilizando, na Comarca de Brumadinho e região, em razão das consequências do rompimento da Barragem Córrego do Feijão.
“Especificamente, objetiva melhorar a estrutura do Cejusc da comarca, para eventual aumento de demandas, como também capacitar servidores, estagiários e voluntários para o atendimento da população e do jurisdicionado", disse o juiz . Além da capacitação, haverá ajuste do leiaute do Cejusc e realocação de recursos humanos.
O curso
O curso, que teve início na segunda-feira, 18 de fevereiro, terá duração de duas semanas e está sendo ministrado por duas instrutoras do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). São 16 participantes, entre servidores, estagiários e voluntários.
As atividades serão ministradas no Salão do Fórum pelas instrutoras Júnia Penido Monteiro e Clarissa Pires Monteiro de Castro. Os participantes foram selecionados pelos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) e pela 3ª Vice-Presidência.
Entre os temas abordados estão os panoramas histórico e legal dos métodos autocompositivos, a cultura da paz e métodos de solução de conflitos, fundamentos da negociação e a comunicação aplicada à resolução de conflitos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG