A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) completou, neste mês de agosto, 34 anos e, para celebrar a data, diversas programações foram realizadas. Na tarde desta terça-feira, 30, durante sessão realizada no TJMG, foi entregue a “Medalha de Mérito Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes” ao ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sálvio de Figueiredo Teixeira (representado por sua esposa, Simone Figueiredo), e ao desembargador aposentado do TJMG, Sérgio Lellis Santiago.
Na ocasião, houve a primeira apresentação pública do Hino do Poder Judiciário de Minas Gerais, com letra do juiz Ricardo Bastos Machado e música de Daniel Augusto Oliveira Machado, vencedores do concurso. Aconteceu ainda a exibição do Documentário Histórico da Escola Judicial. A juíza Fabiana da Cunha Pasqua representou o presidente da Amagis, juiz Bruno Terra.
O presidente do Tribunal, desembargador Cláudio Costa, enalteceu os homenageados e destacou a história da Escola Judicial. “Em seus 34 anos de atividades, a Ejef alcançou notório destaque em todo país”, afirmou Costa.
O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues lembrou dos bons resultados que a Ejef tem obtido e citou um texto de Rubem Alves. “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Assim tem sido a Ejef, em seus 34 anos de existência, uma escola com asas, que conta com uma equipe comprometida em formar magistrados e servidores a alcançarem voos cada vez mais altos”, disse.
O desembargador Lellis Santiago destacou os ótimos resultados que a Ejef construiu durante estes anos. “Parabenizo todos aqueles que dirigiram a instituição e também os que foram alunos e elevaram o nome da escola e da magistratura mineira”, afirmou.
História
A Ejef foi criada em 1977, por portaria do então presidente do TJMG, desembargador Edésio Fernandes. O nome foi conferido posteriormente à Escola em homenagem ao seu patrono. A Escola já contribuiu com a formação de gerações de magistradosmagistrados e desenvolveu diversos cursos, seminários e palestras promovendo a educação continuada dos membros do Poder Judiciário e a disseminação de seu conhecimento.
Confira o Hino: