dom_helder_1.jpgA Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e o Projeto Novos Rumos na Execução Penal foram homenageados na noite de hoje, 13, no salão nobre da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) com uma placa comemorativa em homenagem ao 100 anos de nascimento de Dom Hélder Câmara, por iniciativa do deputado Durval Ângelo.

Para o superintendente da escola e membro do Conselho Deliberativo da Amagis, desembargador Reynaldo Ximenes, a outorga da placa em referência a Dom Hélder engrandece a Ejef por ser um dos principais nomes na luta contra a ditadura, reconhecido como brasileiro ilustre e cidadão do mundo. “Está é uma homenagem que enobrece a escola e, sobretudo, a magistratura mineira. Fico muito feliz por receber essa honraria em nome dos juízes e desembargadores”, comentou.

Na avaliação do presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais, o papel da Ejef na formação dos magistrados – para ele uma referência nacional, que já ultrapassou inclusive as fronteiras brasileiras –, credencia a instituição para receber a homenagem. “O desembargador Reynaldo Ximenes está de parabéns por sua profícua gestão, mostrando que é um magistrado moderno, vanguardista, dando o exemplo que, por meio da escola, muito pode ser feito pelo Judiciário”, afirmou.

O presidente da Amagis ainda destacou a importância do projeto Novos Rumos na humanização da execução penal, dando uma nova dimensão à magistratura mineira. “Pessoalmente, sempre fui integrado ao projeto novos rumos que, na verdade, orgulha toda a magistratura mineira, pois ameniza o sofrimento daqueles que cumprem pena e também dos seus familiares”, explicou.

De acordo com o coordenador do projeto, desembargador Joaquim Alves de Andrade, o reconhecimento deve-se ao fato do programa defender os direitos humanos. Para ele, o patrono da homenagem, Dom Hélder Câmara, é o protótipo do defensor dos direitos humanos. “Ele estava sempre ao lado dos infelizes, deserdados, daqueles que muitas vezes não tinham esperança e, naquela época, se tornava a única esperança deles”, disse.

Também estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente da Amagis, desembargador Baía Borges, representando o presidente do TRE, desembargador Almeida Melo, o diretor de comunicação, juiz Herbert José de Almeida Carneiro, o membro do conselho deliberativo, desembargador José Geraldo Saldanha da Fosenca, o desembargador Antônio Carlos Cruvinel e a desembargadora Márcia Maria Milanez, magistrados e servidores do TJMG.

dom_helder_2.jpgdom_helder_3.jpg
dom_helder_4.jpgdom_helder_6.jpg
dom_helder_5.jpg