A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) vai ganhar, no próximo dia 29 de maio, o selo comemorativo. A homenagem do Ministério das Comunicações e dos Correios refere-se ao pioneirismo da Ejef, em ser a primeira escola judicial vinculada a Tribunal de Justiça.
A Escola, criada em 1977 pelo desembargador Edésio Fernandes, foi a primeira criada no país vinculada a tribunal e destinada à formação e ao aperfeiçoamento dos magistrados. “A Escola Judicial Edésio Fernandes recebe este selo postal como a maior láurea a que a instituição haveria de aspirar, pois representa elevada distinção à magistratura mineira pelo pioneirismo de seu trabalho, e um grande prestígio para a Justiça estadual e brasileira”, afirmou o desembargador Reynaldo Ximenes, 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef.
A solenidade será realizada às 17h, no auditório do anexo I do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (Goiás, 229 – BH/MG), e contará com as presenças de diversas autoridades, entre elas o ministro das Comunicações, senador Hélio Costa e o diretor regional dos Correios, Fernando Miranda. O evento será presidido pelo desembargador Sérgio Resende, presidente do TJMG, e coordenado pelo superintendente da Ejef, desembargador Reynaldo Ximenes.
Detalhes técnicos do selo
O selo da Ejef terá 600 mil exemplares e circulação internacional. De acordo com o desembargador Ximenes, o selo ainda concorrerá à escolha dos filatelistas dentre os selos mais interessantes do ano de 2009.
A idealização foi feita pelo artista Jamile Costa Sallum. A comercialização está prevista para até 31 de dezembro de 2012. O selo destaca a Deusa Têmis, de Bescaal, segurando em uma das mãos uma espada e na outra uma balança, simbologia que representa, artisticamente, a Justiça. A imagem está posicionada sobre a imagem do Palácio da Justiça Rodrigues Campos (TJMG). A obliteração dos selos será feita pelas autoridades convidadas.
Clique aqui para ler o Edital 11/2009.
O selo pode ser encontrado no site dos Correios.