selo.jpgEm solenidade realizada hoje, 29, foi lançado o selo comemorativo da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), que foi homenageada pelo Ministério das Comunicações e pelos Correios por seu pioneirismo, ao ser a primeira escola judicial do país vinculada a tribunais.

O primeiro coordenador da Ejef, professor Ricardo Arnaldo Fiuza, abriu os discursos da solenidade ressaltando que, “desde sua criação, a Escola Judicial vem transmitindo e restituindo mensagens de saber, de experiência, de cultura jurídica, de postura e de ética. A Ejef está também no plano das comunicações e, em seu trigésimo aniversário de criação legal, sente-se premiada em merecer o belíssimo selo onde se mesclam a arte fotográfica e a arte filatélica. Selo é chancela e símbolo de confiança, é prêmio”, disse ele.

Para o 2º vice-presidente do TJMG, superintendente da Ejef e membro do Conselho Deliberativo da Amagis, desembargador Reynaldo Ximenes, a Escola Judicial vive, nesta data, seu dia de glória, “comparável , talvez, ao momento em que o Tribunal de Justiça baixou o édito que representa o marco de sua concretização. A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes tem tradição de academia, é aberta aos debates e não admite restrições nas discussões dos temas que afetam o Judiciário e o serviço público. Essa homenagem que os Correios prestam à Ejef é o reconhecimento de sua importância e da indispensabilidade de um órgão para formar e aprimorar magistrados e se constitui na maior láurea que a instituição recebeu e podia receber. Prêmio ao pioneirismo e glória para a magistratura mineira”. (Leia a íntegra do discurso do desembargador Reynaldo Ximenes ).

Em seu discurso, o ministro Hélio Costa cumprimentou os presentes e destacou a importância da comunicação feita com a carta escrita à mão, que, segundo ele, é o principal instrumento de comunicação no país. O ministro falou também sobre a tradição do selo comemorativo. “Nos últimos três anos e meio, tive a oportunidade de fazer algumas indicações de instituições para receberem o selo das quais me orgulho muito, juntamente da indicação que fiz da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes. A partir de hoje, esse selo vai correr o mundo. Alguém, em um lugar qualquer, no interior do Amazonas ou no outro lado do mundo, no Japão, na Austrália ou nos Estados Unidos, vai receber uma carta com esse selo da Ejef. E vai se lembrar do desembargador Edésio Fernandes, de seu trabalho, de sua história e do pioneirismo desta Escola no Judiciário brasileiro. É um louvor homenagear essa Escola, que representa tão bem o pioneirismo e o trabalho da magistratura mineira”, disse.

O diretor dos Correios em Minas, Fernando Miranda Gonçalves, conduziu as obliterações que foram feitas pelas autoridades presentes. O presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais, representou todos os magistrados mineiros no ato.

Compuseram a mesa de honra durante a solenidade: o presidente da TJMG, desembargador Sérgio Resende; o ministro das Comunicações, senador Hélio Costa; o 2º vice-presidente do TJMG, superintendente da Ejef e membro do Conselho Deliberativo da Amagis, desembargador Reynaldo Ximenes; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho; o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas e vice-presidente administrativo da Amagis, desembargador Baía Borges, representando o presidente do TRE, desembargado Almeida Melo; o presidente do TRT 3ª Região, desembargador Paulo Roberto Sifuentes; 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Jarbas Ladeira; o ex-governador de Minas Gerais, Francelino Pereira; Moacir Lobato de Campos Filho, representando o advogado geral do Estado de Minas Gerais, José Bonifácio Borges de Andrada; o presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais; e o diretor dos Correios em Minas Gerais, Fernando Miranda Gonçalves.

Detalhes técnicos do selo

O selo da Ejef terá 600 mil exemplares e circulação internacional. De acordo com o desembargador Ximenes, o selo ainda concorrerá à escolha dos filatelistas dentre os selos mais interessantes do ano de 2009. A idealização foi feita pelo artista Jamile Costa Sallum. A comercialização está prevista para até 31 de dezembro de 2012. O selo destaca a Deusa Têmis, de Bescaal, segurando em uma das mãos uma espada e na outra uma balança, simbologia que representa, artisticamente, a Justiça. A imagem está posicionada sobre a imagem do Palácio da Justiça Rodrigues Campos (TJMG).

O selo pode ser encontrado no site dos Correios.

selomesa.jpg
seloplateia.jpg
selohelio.jpgseloximenes.jpg

selo_ejef.jpg