A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) realizou, na tarde desta terça-feira, 5 de dezembro, solenidade de descerramento do retrato do desembargador Tiago Pinto, na galeria de ex-superintendentes da Escola. O desembargador esteve à frente da EJEF no biênio 2020/2022, quando exerceu a 2ª Vice-Presidência do TJMG.
O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, prestigiou a solenidade. Estiveram também na cerimônia a vice-presidente administrativa da Amagis e da AMB, juíza Rosimere das Graças do Couto, e o vice-presidente Sociocultural-Esportivo, desembargador Maurício Pinto Ferreira. Também estiveram na solenidade o ouvidor da Amagis e coordenador acadêmico da Emajs, juiz Auro Aparecido Maia de Andrade; o juiz Richardson Xavier Brant, diretor-executivo da Emais, e o presidente da Associação Mantenedora da Emajs, desembargador Baía Borges, entre outros magistrados, amigos e familiares.
O presidente da Amagis destacou a justeza da homenagem ao desembargador Tiago Pinto. “O amigo Tiago é mais do que merecedor deste reconhecimento, que ficará gravado na história da nossa querida Ejef. Seu comprometimento, dedicação e visão foram fundamentais para a Ejef durante um período tão complexo como o da pandemia. Desenvolveu trabalho dedicado à formação humanista do juiz e do servidor, com viés voltado às artes, filosofia, letras e, evidentemente, ao direito”, afirmou. De acordo com Luiz Carlos, o trabalho desenvolvido durante o período em que esteve à frente da Ejef teve um impacto positivo para a formação de magistrados e servidores.
O juiz Luiz Carlos Rezende também destacou a parceria da Ejef com a Amagis, durante a gestão de Tiago Pinto, que resultou em duas publicações conjuntas entre as entidades: Memórias do Juiz mais Antigo do Brasil - Hermenegildo de Barros (fac-símile) e a republicação de quatro romances de Godofredo Rangel em dois volumes (esta que contou também com a parceria da Academia Mineira de Letras).
Foi durante a gestão do desembargador Tiago Pinto que a Ejef se tornou escola de governo. No dia 15 de março de 2022, a Ejef se apresentou oficialmente como escola de governo, dando início ao primeiro curso de pós-graduação lato sensu em Direito Empresarial com ênfase em Falências e Recuperação de Empresas.
Hoje, o desembargador Tiago Pinto se dedica à Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva (Emajs), integrando seu Conselho Gestor e emprestando seu talento e ideias e ajudando a desenvolver a escola da Amagis.
Em seu discurso, o desembargador Tiago Pinto agradeceu aos servidores da Ejef, principalmente os que estiveram com ele durante o período da pandemia da Covid-19 e, depois, junto a ele durante um acidente de saúde superado com o “apoio permanente e reconfortante”. “A memória de cada um dos retratados está escrita e gravada em suas ações. E cada um dos retratos é a representação do seu registro. Essas memórias ficarão, todavia, a aragem do tempo irá apagar a memória psicológica, do sentimento, da lembrança e da história pessoal. Ficará apenas o legado e o construto formado pelo pensamento da existência de uma escola sólida, bem administrada”, disse o desembargador.
O atual superintendente da Ejef e 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Renato Dresch, afirmou ser um prazer estar presente no momento desta homenagem e, observando a plateia, pôde ver o carinho de todos pelo ex-superintendente. Renato Dresch destacou ainda o desafio imposto pela pandemia durante a gestão do desembargador Tiago Pinto. “Foi necessário que essa escola se reinventasse e foi o senhor que esteve à frente desse processo permitindo que isso acontecesse, disse.
A desembargadora Áurea Maria Brasil Santos Perez, ex-superintendente da Ejef, esteve na solenidade representando o presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho. A magistrada afirmou ser uma honra integrar a galeria ao lado dos desembargadores Wagner Wilson e Tiago Pinto. “É uma honra integrar essa galeria ladeada por notáveis colegas magistrados que foram paradigma em minha carreira e contribuíram pessoalmente e através desta escola em dimensão incalculável para o meu crescimento”, afirmou.
Tiago Pinto
Nascido em Visconde do Rio Branco, Tiago Pinto gradou-se em Direito pela Universidade Católica de Minas Gerais em 1983.
Ingressou na Magistratura em 1989. Foi juiz nas comarcas de Teixeiras, Francisco Sá, Uberlândia; Contagem e Belo Horizonte. Foi juiz corregedor nas gestões dos Desembargadores José Guido de Andrade e Paulo Medina, sucessivamente. Atuou como juiz titular da 32ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte/MG; Presidente da 2ª Turma Recursal do Juizado Especial Cível - Comarca de Belo Horizonte/MG; Corregedor da Corregedoria do TRE-MG, na gestão do Corregedor-Geral Eleitoral Des. Kelsen do Prado Carneiro; Juiz da 34ª Zona Eleitoral, Membro da Corte do TRE-MG, na classe de Juiz, no biênio 2006/2008, reconduzido para o período 2008/2010, com exercício interrompido pela promoção ao Cargo de Desembargador do TJMG.
No âmbito associativo foi vice-presidente de Saúde da Amagis (2002/2003); vice-presidente Administrativo da Amagis (2004/2006) e membro do Conselho Fiscal da AMB (2008/2010). Atualmente é Conselheiro da Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva (Emajs) e membro nato do Conselho Gestor da Amagis Saúde.