A partir de hoje, magistrados, servidores, estagiários e colaboradores da Justiça poderão conhecer as ações educacionais oferecidas pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) para 2019. A consulta estará aberta a todos, por meio do link www.ejef.tjmg.jus.br/pad.

O site apresenta o detalhamento do portfólio das ações educacionais e seus respectivos públicos-alvo. Esse calendário permitirá que cada pessoa faça o planejamento de seu desenvolvimento profissional, conforme seus interesses e disponibilidade.

noticia03---PAD-2019-24-01-19.jpg

Trabalhar com um calendário anual foi uma estratégia adotada pela Escola Judicial no início da gestão 2018/2020, sob a presidência do desembargador Nelson Missias de Morais.

Segundo a desembargadora Áurea Brasil, superintendente da Ejef, a Escola vem dando maior enfoque pedagógico para o desenvolvimento dos cursos, o que conduziu ao planejamento prévio das ações, para o adequado atendimento às necessidades de formação de todo o Tribunal, na capital e no interior.

Esse planejamento só foi possível graças à colaboração dos diversos participantes no levantamento das necessidades de formação. Por meio da realização de grupos focais com magistrados da capital e com juízes coordenadores de Núcleos Regionais da Ejef, bem como pelo levantamento junto à área administrativa, foram selecionados os temas que integram o Plano Anual de Desenvolvimento (PAD 2019).

O juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Luís Fernando Benfatti, chama atenção para algumas premissas constantes do PAD, tais como a maior regionalização das ações da Escola Judicial, com a contribuição dos juízes coordenadores dos Núcleos Regionais da Ejef. Os juízes coordenadores verificarão as principais necessidades de cada região para o atendimento com ações educacionais pertinentes a cada realidade.

Já segundo a diretora executiva da Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), Ana Paula Prosdocimi, a organização das ações educacionais em um calendário anual contribuirá para melhor realização das atividades da Ejef.

Ana Paula vislumbra, ainda, para este ano, uma maior oferta de cursos para magistrados credenciados pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Também na mesma linha ascendente serão contemplados os servidores, estagiários e colaboradores, que contarão com cursos permanentes sobre temáticas técnico-operacionais.

Comunidades

Vale lembrar que a Ejef tem investido num grande número de ações educacionais ofertadas à distância, possibilitando a ampliação do atendimento ao público em todas as comarcas do Estado. Baseadas nessa mesma concepção foram criadas as comunidades virtuais, que possibilitam o acesso rápido e contínuo ao conhecimento com interação e troca de ideias e de soluções entre os participantes.

Para os interessados em conhecer, num só lugar, todos os detalhes das ações educacionais que serão ofertadas pela Ejef ao longo deste ano, a sugestão é acessar o Plano Anual de Desenvolvimento (PAD 2019). Também é possível aos interessados cadastrar seu e-mail para receber o boletim dos cursos ofertados mensalmente.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG