A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) está com inscrições abertas para o Curso de Empreendedorismo, que faz parte do Programa de Preparação para Aposentadoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Realizado na modalidade à distância, o curso é voltado especialmente para magistrados e servidores, mas estagiários também podem se inscrever. O principal objetivo é preparar os profissionais para ingressar em outro ramo do mercado após a aposentadoria.

A responsável pela Coordenação de Orientação à Lotação e Movimentação (Comov), Karla Armaneli, explica que desde 2015, quando os cursos foram criados, mais de 4 mil servidores e magistrados passaram pelas aulas de empreendedorismo e planejamento financeiro, outro curso disponível. A Comov está ligada à Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), que faz parte da Escola Judicial.

A coordenadora explica que o processo de aposentaria, para muitos, não é simples e requer uma série de cuidados. “É muito parecido com um jovem que vai prestar vestibular e não sabe o que vai fazer. Com os servidores que vão se aposentar acontece algo muito semelhante”, compara.

De acordo com ela, um servidor ou magistrado que passou a vida toda dentro do Tribunal de Justiça muitas vezes não sabe o que vai fazer após se aposentar. “O profissional terá sua rotina totalmente alterada, sem o convívio diário com os colegas, com o trabalho, e isso pode ser negativo”, observa Karla.´

É aí que os cursos da Ejef fazem a diferença. O Curso de Empreendedorismo, por exemplo, orienta o servidor a abrir um negócio, mostrando os riscos de cada ramo, o que fazer, o que deve ser considerado ao abrir uma empresa, os cuidados que cada um deve ter e conceitos de empreendedorismo.

“Os cursos ajudam o servidor a resgatar projetos que eles possuem, mas não puderam colocar em prática por falta de tempo em função do trabalho rotineiro do TJMG. Com a aposentaria, eles terão todo o tempo, mas devem ser orientados por profissionais capacitados. Esta é a proposta dos nossos cursos”, explica Karla.

Minicursos

O Curso de Empreendedorismo possui apenas quatro horas de carga horária e vagas ilimitadas. Ao lado do curso de Planejamento Financeiro, é considerado um minicurso. Especificamente prepara o aluno para identificar as principais mudanças no cenário mercadológico atual, reconhecer as principais competências necessárias para se tornar um empresário, além de identificar os elementos que compõem um instrumento de modelagem de negócios. As aulas são realizadas por meio de vídeos e acessadas virtualmente.

As inscrições estão abertas desde 20 de agosto e vão até as 23h55 de 1º de dezembro, e podem ser feitas no endereço www.siga.tjmg.jus.br. Mais informações: www.ejef.tjmg.jus.br.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG