Estimular a participação e estreitar os laços entre a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) e os Núcleos Regionais da Escola. Com esse compromisso, o Segundo Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) e Superintendente da EJEF, desembargador Kildare Carvalho, abriu, na manhã do dia 02 de fevereiro, a 1ª Reunião de trabalho com os juízes coordenadores dos núcleos. O encontro permitiu que a Escola Judicial conheça melhor e atenda as necessidades específicas de cada região do Estado.

O desembargador Kildare Carvalho apresentou algumas das metas para a gestão atual da EJEF, afirmando ser prioridade a valorização dos núcleos regionais, promovendo assim a interiorização do trabalho da Escola. O superintendente reiterou os esforços empreendidos para oferecer subsídios para o aprimoramento da atuação dos juízes, garantindo a formação permanente dos magistrados. Para 2015, a EJEF já preparou 10 cursos de 40h que irão tratar de temas como Execução Penal, Recuperação Judicial, Tribunal do Júri, Juizados Especiais, Violência doméstica, Cautelares Penais, entre outros.

Também durante a 1ª Reunião de trabalho dos núcleos regionais, o superintendente da EJEF falou sobre a preparação da magistratura para o Novo Código de Processo Civil e estimulou os juízes coordenadores a dialogar com o meio acadêmico de suas regiões, visando construir uma agenda permanente de palestras, seminários e debates.

Os Núcleos Regionais da EJEF foram criados pela Portaria nº 48, de 29 de junho de 2005, para promover a integração, capacitação e formação inicial e permanente de magistrados e servidores da Justiça de 1ª Instância do Estado de Minas Gerais, facilitando, dessa forma, o acesso e a descentralização das ações da EJEF. Saiba mais.

Estiveram presentes na 1ª Reunião de trabalho com os juízes coordenadores dos núcleos o Superintendente Adjunto da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, desembargador José Geraldo Saldanha da Fonseca; o Coordenador do Centro de Estudos Jurídicos Juiz Ronaldo Cunha Campos, desembargador Tiago Pinto e o Juiz Auxiliar da Segunda Vice-Presidência do TJMG, Dr. Luiz Carlos Rezende e Santos.

Fonte: TJMG