Teve início na quinta-feira, 13 de agosto, o curso de pós-graduação Lato sensu “Especialização em Poder Judiciário”, resultado de uma parceria entre a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com a participação de Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).
A solenidade de abertura foi realizada no Salão do Tribunal do Júri do Fórum Gonçalves Chaves, em Montes Claros. Na oportunidade, o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Reynaldo Ximenes Carneiro, falou sobre o “Princípio da Eficiência e as Escolas Judiciais”.
O desembargador Reynaldo Ximenes Carneiro destacou a relevância da parceria entre a Escola Judicial e a Unimontes, e elogiou o esforço dos juízes e professores do curso de Direito que lutaram para a implantação do curso em Montes Claros. “Este é um acontecimento auspicioso da Justiça Mineira, que marca a consolidação da Escola Judicial nesta cidade e região”, afirmou.
O juiz Richardson Xavier Brant, coordenador do núcleo regional da Escola Judicial em Montes Claros, agradeceu o apoio da reitoria da Unimontes para concretização da parceria e realização do curso de especialização. Lembrou que, até então, os servidores do TJMG e interessados precisavam se deslocar até Belo Horizonte e outros centros para aprimorar seus conhecimentos sobre o Poder Judiciário. “Graças ao apoio da Unimontes e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, agora, a capacitação profissional está sendo realizada em Montes Claros”, observou.
O reitor da Unimontes, professor Paulo César de Almeida, ressaltou a importância da parceria com o Tribunal de Justiça e agradeceu o apoio do desembargador Reynaldo Ximenes Carneiro. “Estamos celebrando não apenas o inicio de um curso de especialização, mas a efetivação de uma nova fase da própria Escola Judicial, que interioriza suas ações, proporcionando a melhor qualificação de magistrados e serventuários, maior agilidade na prestação dos serviços e maior integração com os cidadãos”, afirmou o reitor.
O professor destacou, também, a participação da Universidade nessa iniciativa, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e do Departamento de Direito Adjetivo, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).
Pioneiro no interior
O curso de pós-graduação em Poder Judiciário é o primeiro da modalidade criado no interior de Minas. A capacitação conta com 37 alunos, que vão assistir às aulas no próprio Salão do Tribunal do Júri, no Fórum Gonçalves Chaves. O curso terá duração de um ano, com carga horária de 360 horas/aula.
Estiveram presentes na solenidade o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professor Sebastião José Vieira que, na ocasião, também representou o prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite; o diretor do Fórum Gonçalves Chaves, juiz Lailson Braga Baeta Neves; o presidente da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), advogado Dalton Caldeira Rocha; o presidente da Comissão Técnica de Concursos (Cotec), da Unimontes, professor Reinaldo Marcos Batista Teixeira; a auditora seccional da Unimontes, advogada Francine Flávio França; o superintendente administrativo da Fadenor, economista José Otávio Braga Lima; e a coordenadora do curso de especialização, professora Cynara Silde Mesquita Veloso, além de juízes, promotores, professores, advogados, acadêmicos e serventuários da Justiça e outros convidados.
Fonte: TJMG