O ciclo de debates penais e processuais penais, promovido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, realizou, nesta terça-feira (14/6), uma live sobre o podcast Crime e Castigo, disponível no site da Rádio Novelo,que apresentou, em seis programas, discussões sobre o sistema penal e prisional brasileiro.

Not-Ciclo-Debates-Penais-e-Processuais-Penais--Debate-sobre-o-Podcast-Crime-e-Castigo.jpg
"Nossa ideia de justiça está nos atendendo?", expositoras e debatedoras discutiram o sistema de justiça e a ideia de punição (Crédito: Cecília Pederzoli)

Conforme a sinopse, o podcast questiona: "Justiça e vingança são a mesma coisa?". "O que fazer com alguém que cometeu um crime hediondo? Nossa ideia de justiça está nos atendendo? Fomos das abstrações às histórias reais: um filho assassinado, uma mulher violentada, um atropelamento, um estelionato, uma briga de vizinhos, um tiro acidental, um feminicídio. Afinal, o que é justiça?", informa a produção dos programas.

Os seis episódios do podcast abordam estupro de vulnerável, abuso sexual, violência contra a mulher, maioridade penal e outros assuntos espinhosos que envolvem crimes cruéis e discutem a Justiça Restaurativa e a Constelação Familiar como metodologias utilizadas na competência penal.

As expositoras da live desta terça-feira (14/6) foram as idealizadoras do podcast Crime e Castigo: a pesquisadora e apresentadora de podcasts da Rádio Novelo e da Revista Piauí, Branca Vianna; e a tradutora, pesquisadora, escritora e diretora de pesquisa da Rádio Novelo, Flora Thomson. O desembargador Henrique Abi-Ackel, do TJMG, doutor em direito, professor e orientador das ações educacionais relativas às ciências penais da Ejef; e a juíza criminal da Comarca de Ibirité, Daniela Cunha Pereira, foram os debatedores.

O desembargador Henrique Abi-Ackel afirmou que o sistema penal deixa muitas vezes de dar respostas satisfatórias à sociedade, o que faz com que operadores do Direito busquem soluções na Justiça Restaurativa e em outras formas possíveis de resolver os conflitos. “Desde a sociedade mais rudimentar existia conflito e a solução para aquele conflito, muitas vezes, era punitiva. Penso que o sistema penal deve ser reservado para os casos mais graves”, ressaltou o desembargador.

“É preciso questionar a ideia de punição e como ela deve ser praticada”, disse a juíza Daniela Pereira, que afirmou integrar a audiência ativa dos programas produzidos pela Rádio Novelo. Ela ressaltou que o debate desencadeado pelo podcast Crime e Castigo contribui para desenvolver ações que expandam o conhecimento por meio do diálogo e da troca de saberes. 

Desafios na produção do podcast

A pesquisadora e apresentadora Branca Vianna disse que um dos maiores desafios ao produzir os podcasts foi encontrar pessoas que relatassem publicamente crimes sofridos, assim como seus familiares, "porque são histórias muito dolorosas". "É de uma generosidade imensa as pessoas toparem conversar sobre o assunto. Elas sofrem ao contar o que viveram, choram e revivem a história”, afirmou.

Veja a live do debate na íntegra

Fonte: Assessoria de Comunicação TJMG