A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, realizará na próxima quinta-feira, 20/4, a palestra "Criar e fortalecer vínculos para uma vida longeva", ministrada pela psicóloga Juliana Seidl Fernandes de Oliveira, mestre em Psicologia pela Universidade de Coimbra. O evento, destinado a magistradas, magistrados, servidoras e servidores do TJMG, ocorrerá de 9 às 11h, no auditório do Anexo I do prédio do Tribunal, situado na Rua Goiás, nº 229, Centro, Belo Horizonte/MG.  

A inscrição deve ser feita até esta terça-feira, 18/4, no link: https://siga.tjmg.jus.br  

A palestra integra o Programa de Preparação para Aposentadoria da Ejef, que representa uma ação importante no contexto da gestão da aposentadoria, uma vez que oportuniza a reflexão, por parte dos trabalhadores e das ações organizacionais, a respeito do tema. 

Ao final da ação educacional, espera-se que os(as) participantes sejam capazes de reconhecer a importância de criar e fortalecer vínculos familiares e sociais na maturidade, em prol de uma aposentadoria bem-sucedida e uma longevidade ativa, por meio do desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de comunicação. 

Conteúdo programático 

- O que é aposentadoria no século XXI?

- Alinhamento do conceito da aposentadoria atual com destaque para a importância do planejamento

- Quais são os pilares para uma longevidade ativa?

- Por que reduzimos nossos círculos sociais e emocionais com a idade?

- Apresentação da técnica do Mapa Social para convidar as pessoas a analisarem seus círculos ao longo dos anos quantitativa e qualitativamente

- Como me comunico e quais habilidades socioemocionais preciso desenvolver? Passiva, agressiva ou assertiva? Descrição de exemplo dos três tipos de comunicação verbal e não-verbal

- Habilidades socioemocionais: tipos e meios de autoanálise em prol de relações mais saudáveis

- Fechamento e agradecimentos. 

Palestrante 

A palestra será ministrada pela Dra. Juliana Seidl Fernandes de Oliveira - Psicóloga pela Universidade de Brasília (UnB), com mobilidade na McGill University (Montréal, Canadá). Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Federal de Psicologia (Resolução CFP nº 13/07 de 2013), Psicodramatista Clínica - Nível I pela Associação Brasiliense de Psicodrama e Sociodrama (ABP), Mestre em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos pela Universidade de Coimbra (Portugal) com mobilidade na Universidade de Barcelona (Espanha) e Doutora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da UnB (PPG-PSTO - bolsista da CAPES Nº 23038.002409/2016-12), com sanduíche na Universidade da Flórida (Gainesville, Estados Unidos - bolsista da CAPES PSDE Nº 88881.132686/2016-01). Desde 2010, Juliana oferece consultoria em Gestão de Pessoas e, desde abril de 2017, gerencia a Longeva, realizando consultorias, palestras, cursos e pesquisas. Seus principais temas de interesse são: preparação para aposentadoria, empregabilidade de trabalhadores mais velhos, etarismo e práticas de gestão da diversidade etária nas organizações.