Pela segunda vez na história da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Comissão Eleitoral homologou uma chapa única para concorrer às eleições da entidade, que definirão a diretoria para a gestão 2026-2028. A chapa “Combatividade, Coragem e União” tem como candidata à presidência a juíza Vanessa Mateus, coordenadora de Justiça Estadual da AMB, atualmente licenciada para disputar o cargo. A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, integra a chapa como vice-presidente.
O presidente da Comissão Eleitoral, desembargador Roberval Casemiro Belinati, primeiro vice-presidente do TJDFT e ex-presidente do TRE-DF, destacou que o registro de uma chapa única reflete a unidade da magistratura na eleição da maior associação de juízes do mundo.
“É uma demonstração de que a classe está satisfeita com o trabalho da atual administração. Parabenizo os magistrados brasileiros por esse sinal de união. Esperamos que a nova chapa dê continuidade ao trabalho necessário para a magistratura, na defesa de nossas prerrogativas, direitos e também dos nossos deveres. A AMB sempre foi uma voz firme de nossas postulações e tem realizado um grande trabalho. Registro ainda meu reconhecimento ao atual presidente, Frederico Mendes Júnior, pela liderança e pela atuação de sua equipe”, afirmou Belinati, que preside a Comissão Eleitoral pela sétima vez.
A segunda reunião da Comissão Eleitoral ocorreu de forma híbrida e contou, além do presidente, com a participação dos juízes Pedro Araújo Yung-Tay Neto (TJDFT), Cynthia Silveira Carvalho (TJDFT), José Marcelon Luiz e Silva (TJPE) e Leonardo Bechara Stancioli (TJPR).
O presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, desejou êxito ao processo eleitoral e ressaltou a trajetória da candidata.
“A chapa inscrita é capitaneada pela coordenadora da Justiça Estadual da minha gestão, a amiga Vanessa Mateus, que já demonstrou sua capacidade no associativismo, à frente da Apamagis e também pelo trabalho realizado na AMB. Vivemos um momento difícil, em que a magistratura sofre ataques injustos, mesmo sendo protagonista de grandes decisões que afetam o cotidiano da população. A Vanessa está plenamente credenciada para avançar na valorização da nossa carreira”, afirmou.
Trajetória da candidata
Vanessa Mateus é juíza de Direito em São Paulo desde 2000 e, atualmente, titular da 8ª Vara Cível Central da capital. Construiu sua história no associativismo desde o início da carreira, quando se associou à Apamagis, tendo ocupado os cargos de tesoureira (2014/2015), 2ª vice-presidente (2016/2017), 1ª vice-presidente (2018/2019) e presidente (2020/2021). Foi reeleita para o biênio 2022/2023, tornando-se a primeira mulher eleita e reeleita à frente da associação em seus 70 anos de história.
Próximas datas
Até 18 de setembro – Impugnação da lista prévia de votantes.
19 de setembro – Reunião da Comissão Eleitoral para encaminhar a lista definitiva de votantes e realizar o sorteio da ordem da chapa na cédula e nos materiais de divulgação da AMB.
10 a 12 de novembro – Votação pela internet.
13 e 14 de novembro – Votação por carta ou presencial.
14 de novembro – Proclamação oficial do resultado.
Dezembro – Posse da nova diretoria.
“O compromisso da Comissão é assegurar uma eleição tranquila, conduzida com máxima imparcialidade e segurança. Com o trabalho sério e dedicado dos colaboradores da AMB, temos a convicção de que este processo será exitoso”, concluiu Belinati.
Chapa “Combatividade, Coragem e União”
Presidente
Vanessa Ribeiro Mateus – APAMAGIS
Vice-presidentes
Alexandre José Gonçalves Trineto – AMPB
Carlos Alberto Martins Filho – AMAGIS-DF
Cristiano Vilhalba Flores – AJURIS
Deise Holder Silva Martins – AMARN
Eunice Bitencourt Haddad – AMAERJ
Felipe Augusto de Magalhães Calvet – AMATRA IX
Gustavo Adolfo Plech Pereira – AMASE
Líbio Araújo Moura – AMEPA
Marcel Ferreira dos Santos – AMAPAR
Marcelo Pizolati – AMC
Mário José Esbalqueiro Júnior – AMAMSUL
Rosimere das Graças do Couto – AMAGIS
Coordenadores
Justiça Estadual: Patrícia Machado Carrijo – ASMEGO
Justiça Federal: Anderson Furlan Freire da Silva – APAJUFE
Justiça do Trabalho: Bruno José Perusso – AMATRA-2
Justiça Militar: Fábio Duarte Fernandes – AMAJME
Aposentados: Pedro Cauby Pires de Araújo – APAMAGIS
Conselho Fiscal
Fabíola Cristina Inocêncio – AMERON
Hélio Pinto Pinheiro – ALMAGIS
Luís Márcio Nascimento Albuquerque – AMAZON
Marianne Júdice de Mattos – AMAGES
Thiago Brandão de Almeida – AMAPI
Fonte: AMB