A Comissão Eleitoral da AMB decidiu, na reunião desta quarta-feira (25), que as eleições para o Conselho Executivo e Fiscal da entidade para o triênio 2011/2013 serão realizadas apenas pela internet e por cédula de papel enviada pelo Correio. Diferentemente da eleição de 2007, na qual foram utilizadas urnas eletrônicas cedidas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) nas associações filiadas, desta vez, não haverá votação nos estados.

Foi determinado também que os associados poderão votar pelo portal de 1º a 26 de novembro e que a apuração, inclusive dos votos de papel, acontecerá na sede da entidade, em Brasília. O presidente da comissão eleitoral, responsável por regulamentar e fiscalizar o pleito de 2010, desembargador Roberval Casemiro Belinati, revelou que o setor de informática da entidade desenvolverá um novo programa para a votação eletrônica. “O objetivo da iniciativa, pioneira para a Associação, tem por objetivo aumentar o número de associados votantes, pois a internet oferece mais conforto e facilidade”, explicou.

De acordo com a Gerência de Informática da AMB, o programa de votação seguirá os mesmos protocolos de segurança utilizados para transações financeiras pelo computador. As chapas também poderão indicar assessores de informática para acompanharem o desenvolvimento do software e, durante a eleição, os candidatos poderão solicitar, inclusive, relatórios periódicos com os números parciais de votantes. As medidas visam garantir a lisura e a transparência do processo eleitoral.

As reuniões da Comissão ocorrem quinzenalmente, sempre às quartas-feiras, na sede da Associação. Integram o grupo os magistrados: Roberval Casemiro Belinati (DF), Euclydes Calil Filho (RR), Fernando Tourinho de Omena Souza (AL), Paulo Henrique Moritz Martins (SC) e Carlos Augusto Penteado Conte (PR). Os interessados poderão acompanhar as informações sobre o processo eleitoral no portal da entidade na internet (www.amb.com.br), no link “Eleições AMB”.


Fonte: AMB