É de Guajará-Mirim, em Rondônia, o primeiro eleitor a utilizar o sistema de solicitação de título eleitoral pela internet, que começou a ser implantado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O eleitor José Amarildo Alves Ruiz fez o pré-atendimento através do programa Título Net, lançado pela Justiça Eleitoral brasileira nesta segunda-feira (6). Depois, compareceu na 1ª Zona Eleitoral de Rondônia para completar o atendimento, iniciado pela rede mundial de computadores, e retirar seu documento.

Rondônia foi o primeiro estado a implantar o Título Net. O atendimento do primeiro eleitor no cartório eleitoral durou menos de 3 minutos, uma vez que José Amarildo já havia realizado todos os procedimentos de preenchimento do formulário e atualização de dados pela internet. O eleitor compareceu no cartório apenas para conferência das informações pelo servidor da Justiça Eleitoral e emissão do novo título. José Amarildo disse que achou muito interessante o sistema. Ressaltou, também, a evolução da informática e a comodidade do cidadão junto a Justiça Eleitoral.

Cronograma

O projeto Título Net será estendido para os demais estados do Brasil, conforme cronograma editado pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral. O sistema visa agilizar o atendimento aos cidadãos, que passarão a solicitar a transferência do título ou a atualização de dados preenchendo um formulário pela internet.

Outro serviço oferecido pelo sistema é a emissão de guia de multa para mesários faltosos, alistamento tardio ou ausência no pleito sem justificativa. A guia para pagamento da multa estará automaticamente disponível ao final do preenchimento do formulário pela internet. No passado, o eleitor deveria comparecer no cartório eleitoral para emitir o boleto, depois ir até uma agência bancária/casa lotérica para pagá-lo e retornar ao cartório eleitoral para concluir a regularização do título.

Fonte: TSE